Gaia quer preparar cidadãos para uma reforma mais calma
Notícias e Destaques 14 Abr 2023 Gaia quer preparar cidadãos para uma reforma mais calma Em causa está um protocolo com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP

Através de um acordo de colaboração com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a Câmara Municipal de Gaia quer implementar uma intervenção focada na antecipação prospetiva do papel do reformado, preparando-o, a nível pessoal, para essa transição, através do estímulo a comportamentos ativos de exploração e de planeamento ainda no período pré-reforma. Para tal, serão desenvolvidas ações e iniciativas que irão favorecer a preparação para o tempo da reforma como um meio de promoção da saúde, contribuindo para o delineamento de projetos que possam conferir sentido e qualidade acrescida à vida pessoal.

O projeto de intervenção psicológica chama-se «G’Oldies» e visa a realização do estudo piloto, da autoria e sob a liderança de Inês Nascimento, investigadora e docente na FPCEUP, operacionalizando-se de várias formas e respeitando diversas fases. Primeiro, o projeto será divulgado junto de colaboradores diretos da Câmara de Gaia e de munícipes, com idades iguais ou superiores a 55 anos, e eventual inscrição no mesmo enquanto potenciais participantes. Depois, serão implementados procedimentos de avaliação de necessidades/perfis pré-intervenção (uma sessão de 90 minutos) junto de todos os colaboradores e munícipes interessados (através de resposta inquérito). A partir dos resultados deste inquérito, serão identificados os participantes que farão parte dos grupos de intervenção que serão divididos em dois grupos: um entre 8 e 12 colaboradores e outro entre 8 e 12 munícipes. Serão, posteriormente, realizadas entrevistas individuais para discussão das necessidades, numa sessão de 90 minutos por cada participante.

Ultrapassada esta fase inicial, realizar-se-ão 12 sessões de trabalho com os grupos, preferencialmente em instalações da Câmara de Gaia (no caso do grupo de colaboradores), e em horário laboral, sempre que possível. Serão, então, implementados procedimentos de avaliação contínua e de avaliação final, em momento pós-intervenção.

Já pensou quando se irá reformar? Quantas vezes já imaginou como será, para si, estar reformado? Como quer que seja? O que é que lhe vai fazer mais falta quando se reformar? Que oportunidades novas a reforma lhe poderá trazer? O projeto «G’Oldies» ajudará a responder a muitas destas dúvidas. Sem qualquer custo para os participantes, o projeto pretende ajudar os cidadãos neste processo de transição para a reforma, uma fase de extrema importância nas diferentes esferas da vida do trabalhador, exigindo uma grande capacidade de adaptação e reorganização dos diferentes contextos da sua vida. Face aos desafios impostos, é de extrema relevância para o Município de Gaia a adoção de projetos que permitam atuar de forma preventiva ao nível das dificuldades, promovendo uma maior preparação e bem-estar ao longo deste processo.