Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia adere à Rede de Cidades e Vilas que caminham
Notícias e Destaques 17 Mar 2023 Gaia adere à Rede de Cidades e Vilas que caminham Exemplo parte de Pontevedra, cidade premiada pelas soluções urbanas implementadas
 
Sendo crucial para a construção de candidaturas do Portugal 2030 nos temas da mobilidade, descarbonização e humanização, a Câmara Municipal de Gaia vai aderir à Rede de Cidades e Vilas que caminham. O conhecimento partilhado entre pares permitirá chegar a conclusões mais eficazes, eficientes, rápidas, atempadas e testadas em circunstâncias urbanas semelhantes, tais como soluções urbanísticas, incorporação de novos materiais, mobiliário urbano, dimensionamentos e modelos de informação ao público.

A adesão a esta rede apoia-se na assinatura de um protocolo de constituição da Rede Ibérica de Cidades e Vilas que Caminham, com a Red de Ciudades que Caminan de Espanha, que tem na cidade de Pontevedra um exemplo a seguir. Esta cidade tem vindo a ser premiada pelas soluções urbanas implementadas, entre as quais o mais alto galardão da Organização das Nações Unidas (ONU) para as cidades amigáveis, o que alarga significativamente o leque de experiências a ter acesso no quadro da presente rede. 

Reforçar as condições de caminhabilidade na cidade; melhorar a qualidade de vida urbana; melhorar os parâmetros de saúde pública; diminuir a emissão de gases poluentes; incrementar a intermodalidade; aumentar a segurança da circulação pedonal e viária; formar técnicos; melhorar o comércio local e a economia circular são alguns dos objetivos a atingir. 

De referir, por fim, que esta rede foi lançada em Portugal pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), com o intuito de promover o planeamento e ações de proximidade, com enfoque na capacidade de cada cidadão se deslocar para satisfazer as suas necessidades diárias, preferencialmente caminhando.