Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia acolheu o XVI Encontro Anual do Conselho Superior de Magistratura
Notícias e Destaques 20 Out 2022 Gaia acolheu o XVI Encontro Anual do Conselho Superior de Magistratura Encontro decorreu durante dois dias e reuniu especialistas de todo o país
 
O encontro anual do Conselho Superior de Magistratura é um espaço de discussão sobre temas dominantes da atualidade e relevantes para o judiciário e, em especial, para a magistratura judicial, dirigido não apenas aos juízes, mas a toda a comunidade jurídica. Foi com esta base que a organização escolheu Vila Nova de Gaia para o seu habitual encontro. A abertura do evento contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do Juiz Conselheiro José Sousa Lameira, vice-presidente do CSM, e da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

Por esta iniciativa, passaram e passarão ainda outros nomes de prestigiado renome nacional e internacional, nomeadamente: Paulo Tarso Domingues, diretor da Faculdade Direito da Universidade do Porto; Filippo Donati, presidente da Rede Europeia de Conselhos da Magistratura; Paulo Otero, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Maria Lúcia Amaral, Provedora de Justiça; Juiz Kees Sterk; Alexandra Leitão, deputada; Juiz Conselheiro Henrique Araújo, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o CSM. A iniciativa termina com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

A realização de um encontro anual do CSM é uma tradição iniciada em 2003 com o objetivo de reunir periodicamente os magistrados judiciais e profissionais de outras áreas para debaterem temas relevantes para o funcionamento do sistema judicial. Ao longo dos anos têm sido cada vez mais os juízes que participam no evento, tendo-se alcançado em Beja, em 2021, a fasquia dos 250 participantes. Por Vila Nova de Gaia passaram cerca de 300.