Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Gaia Protege+»
Notícias e Destaques 17 Mai 2023 Em cinco anos, 577 pessoas foram acompanhadas pelo «Gaia Protege+» Das 187 pessoas atualmente em acompanhamento, 72 têm filhos menores
 
Criado a 18 de maio de 2018, enquanto Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, o «Gaia Protege+» já acompanhou 577 processos, sendo que, atualmente, 187 continuam abertos e em acompanhamento. O serviço surgiu com o propósito de assegurar um acompanhamento da vítima que permita, à própria, potenciar a criação do seu projeto de vida que se deseja harmonioso e livre de violência, mobilizando, para o efeito, os recursos adequados existentes na comunidade, nas instituições e nos serviços da autarquia. 


Ao longo dos anos, o número de processos abertos variou, sendo que 2019 e 2022 foram os períodos com mais procura, com 134 e 117 processos, respetivamente. As vítimas são, maioritariamente, portuguesas, do sexo feminino, com escolaridade desde o 1.º ciclo ao ensino superior. A grande maioria recebe o salário mínimo nacional ou está em situação inativa. Trata-se, sobretudo, de violência física, psicológica, sexual e económica. Das 187 pessoas que estão atualmente em acompanhamento, 72 têm filhos menores. 

O serviço contempla, atualmente, três principais áreas de atuação. A primeira cinge-se à promoção da igualdade, através de um serviço responsável pela elaboração, execução e monitorização do Plano Municipal para a Igualdade de Vila Nova de Gaia 2022-2025. A segunda refere-se à prevenção de vários tipos de violência, nomeadamente violência doméstica, de género, tráfico de seres humanos, mutilação genital feminina, bullying e ciberbullying, entre outras. Por fim, esta estrutura presta, ainda, assistência e acompanhamento de vítimas, ao nível psicossocial e jurídico, de forma gratuita.

Ao longo de cinco anos de existência, o Gaia Protege+ tem procurado ser um pilar de proteção para as pessoas que procuram este serviço municipal. Prevenir as várias formas de violência; garantir, gratuitamente, o acompanhamento psicossocial e jurídico das vítimas e ser um apoio na delineação de um novo projeto de vida em segurança serão, sempre, os principais objetivos de uma estrutura que tem procurado fazer toda a diferença na vida destas pessoas.