Em 2023, Parque Biológico recebeu mais 40 mil visitantes do que em 2022
Notícias e Destaques 21 Mar 2024 Em 2023, Parque Biológico recebeu mais 40 mil visitantes do que em 2022 Dados divulgados na cerimónia de encerramento das comemorações dos 40 anos

No ano em que o Parque Biológico de Gaia assinalou quatro décadas de vida, foram realizados dois festivais temáticos, 14 dias abertos e o espaço foi visitado por 118.267 pessoas, mais 44.458 do que em 2022. A cerimónia de encerramento das comemorações dos 40 anos do Parque Biológico de Gaia decorreu, a 21 de março, com a apresentação do livro «O menino guardador de folhas», de Norma Pott (texto) e Emílio Resende (ilustração), com a presença de duas turmas do 3.º ano de escolaridade da escola Fernando Guedes.

Os objetivos propostos para este espaço estão a decorrer a bom ritmo, nomeadamente no que diz respeito à sua ampliação. Já foram investidos, até ao momento, 300 mil euros, 16 hectares já foram adquiridos e quatro serão adquiridos brevemente. A construção de instalações próprias para acolher dois linces ibéricos (que deverão chegar em setembro deste ano) já está a decorrer, fruto de um investimento municipal de 380 mil euros. A requalificação do auditório já começou no passado dia 4 de março, tendo uma duração prevista de 180 dias e um investimento de 400 mil euros.

Em breve irá arrancar a empreitada de ampliação do parque de autocaravanas e construção do edifício de apoio, com duração prevista de 200 dias e um investimento de 480 mil euros. Irá arrancar, também, o projeto de remodelação e ampliação do edifício principal (2,5 a 3 milhões de euros); e o projeto de arquitetura do Centro de Acolhimento do Parque Biológico que se prevê lançar durante o mês de maio deste ano com o preço base de 70 mil euros. O critério de adjudicação não será apenas o preço, mas também fatores relacionados com a solução arquitetónica, funcionalidade e inovação do espaço e fatores relacionados com a adaptação às alterações climáticas de eficiência energética, reaproveitamento de águas, entre outros. Prevê-se que o concurso público para a execução da empreitada ocorra durante o ano de 2026 e as obras tenham início ainda durante o mesmo ano com a duração aproximada de um ano.

Nesta cerimónia de encerramento foi ainda apresentado o passaporte anual com desafios lançados nas redes sociais. Este passaporte inclui 31 desafios que serão divulgados nas redes sociais em diferentes datas comemorativas ao longo do ano. Para carimbar o passaporte, terão de ser realizados os desafios propostos nas datas nele assinaladas. Aos primeiros cem passaportes com pelo menos 15 desafios carimbados, será oferecida uma entrada anual no parque. Os outros passaportes, com pelo menos 15 desafios carimbados, receberão, cada um, até ao limite dos prémios, uma entrada para as Noites dos Pirilampos (20 entradas de adulto, 20 entradas de jovem e 20 entradas de pessoa com deficiência). Todos os restantes que apresentarem o passaporte com pelo menos um desafio carimbado, receberão um número da revista «Parques e Vida Selvagem».