Dois ouriços-cacheiros foram devolvidos à Natureza
Notícias e Destaques 09 Mai 2024 Dois ouriços-cacheiros foram devolvidos à Natureza Iniciativa faz parte do projeto «Animais Felizes»
Imagem da notícia
No passado dia 9 de maio, dois ouriços-cacheiros foram devolvidos à Natureza, no âmbito do projeto «Animais Felizes – Devolução de animais selvagens à Natureza». A ação foi protagonizada pelos alunos da EB1/JI do Curro, em Canelas. Durante a atividade, houve uma sessão teórica no polivalente da escola, com duração de cerca de 20 minutos, durante a qual foi explicado às crianças a importância dos animais na Natureza, assim como algumas particularidades dos dois animais que foram devolvidos, utilizando para isso meios audiovisuais, ninhos naturais, entre outros. No final da ação teórica, todos os alunos foram reunidos no recreio da escola, de forma a devolver, com o apoio dos veterinários, os animais ao seu habitat natural.

Este projeto é desenvolvido em parceria entre a Câmara Municipal de Gaia e o Parque Biológico de Gaia e tem como objetivo aliar a preservação da Natureza à educação ambiental nos estabelecimentos de educação e ensino de Vila Nova de Gaia. O Centro de Recuperação do Parque Biológico acolhe animais selvagens feridos que, através dos seus veterinários e outros técnicos especializados, são tratados e, caso reúnam as condições necessárias, são devolvidos à Natureza, promovendo desta forma e preservação de espécies animais selvagens e, por conseguinte, a sustentabilidade da biodiversidade da fauna local. Este projeto, inserido na programação no domínio da ciência e ambiente para a sustentabilidade, alinhada com a agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pretende estimular nas crianças atividades que consigam levar a mudanças de atitude, com vista à sustentabilidade da Natureza que serve de suporte à diversidade da vida, incluindo a humana.

Assim, com o intuito de coligar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia à Educação Cívica e Ambiental promovida pelo Departamento de Educação, dá-se continuidade a este projeto de relevo ambiental, que semanalmente devolve estes animais recuperados, ao seu habitat natural, sempre que estejam reunidas as condições necessárias à sua integração. Os animais são libertados dentro do universo das escolas básicas do 1.º ciclo e pré-escolar públicas do concelho que, pela sua localização geográfica, reúnam as condições necessárias para o seu sucesso.