Dia Internacional da Juventude assinalado em Gaia
Notícias e Destaques 12 Ago 2022 Dia Internacional da Juventude assinalado em Gaia «Solidariedade Intergeracional» foi o tema de 2022

Subordinado ao tema «Solidariedade Intergeracional», a Câmara Municipal de Gaia, através do pelouro da juventude, assinalou o Dia Internacional da Juventude – 12 de agosto – com uma série de atividades no Parque da Lavandeira, entre as quais se destaca a apresentação do novo projeto «Nova Voz à(s) Juventude (s)».

Em concreto, trata-se de um ciclo de auscultação a jovens que vai percorrer todo o concelho, com o intuito de se construir uma nova versão do plano municipal da juventude, que responderá à premissa habitual: em Gaia, nada é feito em termos de políticas de juventude sem o contributo dos jovens. O «Nova Voz à(s) Juventude (s)» – que resulta de uma candidatura bem-sucedida ao programa Erasmus + e que, por isso, será totalmente financiado – servirá de antecâmara à construção do novo Plano Municipal das Juventudes 2.0.

"Após quatro anos de vigência – e para além da dinâmica do tempo em si fomos confrontados com uma inesperada pandemia de COVID-19 e uma guerra na Ucrânia – é agora necessário melhorarmos e calibrarmos um documento verdadeiramente inspirador e que, estou certo, nos continuará a posicionar como referência nacional e internacional em termos de políticas de juventude. E não deixaremos nenhum jovem para trás.”, salientou Elísio Pinto, vereador da Juventude, na sua intervenção.

O ciclo de auscultação vai ouvir jovens de todo o concelho, isto para além da sociedade civil. De referir que o Dia Internacional da Juventude ficou marcado por uma manhã de análise e avaliação da primeira versão do Plano Municipal das Juventudes, realizada integralmente por jovens. Da parte da tarde foram ouvidos grupos de interesse e apresentadas as principais linhas orientadoras do Plano Municipal das Juventudes 2.0.

O Dia Internacional da Juventude ficou, também, marcado pela atuação do grupo de canto da Academia Sénior de Pedroso e Seixezelo.