Notícias e Destaques 09 Jun 2020 Concurso «A Mesa dos Portugueses» está de volta A 9º edição traz várias novidades

A iniciativa de promoção gastronómica «A Mesa dos Portugueses» está de regresso para a sua 9ª edição, numa parceria entre o grupo Cofina, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e outras entidades. Este concurso de gastronomia tem como objetivo recolher as melhores receitas regionais e incentivar a confeção de pratos com produtos de origem nacional.

A Câmara de Gaia associa-se a esta iniciativa, que prima pela valorização do património gastronómico português e potencia um dos melhores cartões de visita da cidade: os seus sabores. Com um património rico, que vai muito além do vinho do Porto, Gaia está na origem de inúmeros produtos e pratos típicos, regularmente confecionados em restaurantes com história no concelho.

Este ano há novidades no que diz respeito ao júri: aos chefs Orlando Esteves e Michele Marques juntam-se Marlene Vieira e Gonçalo Queiroz. Também há uma nova categoria de receita, que vem juntar-se às habituais Entradas e Sopas, Peixes e Mariscos, Bacalhau, Carnes e Caça e Doçaria: As Receitas dos Avós pelos Netos. Aqui, o júri procura receitas ensinadas pelos avós aos seus netos, confecionadas de forma tradicional e com uma abordagem clássica. Por último, há um novo Prémio Revelação, a ser atribuído à receita mais inovadora.

As inscrições estão abertas até ao dia 31 de agosto de 2020 e podem ser feitas através do site www.amesadosportugueses.pt. Também pode seguir as páginas de facebook e Instagram desta iniciativa, onde vai encontrar inúmeras receitas das edições anteriores.