Notícias e Destaques 04 Ago 2020 Comemorações do Dia Internacional da Juventude Gaia apresenta um vasto conjunto de atividades entre os dias 5 e 12 de agosto

O Dia Internacional da Juventude vai ser, este ano, comemorado de forma especial. Durante uma semana, a Câmara Municipal de Gaia apresenta um vasto conjunto de atividades nas mais diversas áreas. O programa foi idealizado com o contributo de um grupo de jovens que apresentaram sugestões e identificaram temáticas de interesse para a juventude, num compromisso para a ação global.

O ponto de partida dá-se no dia 5 de agosto, com as «Manhãs na Lavandeira», uma iniciativa destinada a promover o exercício físico em parceria com vários ginásios e associações desportivas. Também no mesmo dia, começa o ciclo de webinars Conversas IN(vertidas), em que os jovens são os principais interlocutores de uma conversa que se pretende inclusiva, e que junta decisores políticos e técnicos de juventude. O dia 9 de agosto será assinalado com música, com um recital de piano da jovem artista gaiense Rafaela Oliveira, a decorrer no pátio dos claustros da Gaiurb.

Já no dia 11 de agosto, na praia fluvial de Crestuma, terá lugar uma ação de sensibilização para a prática de canoagem; a atividade física manter-se-á no dia seguinte, 12 de agosto, com um passeio de bicicletas elétricas pela orla marítima. Nesse dia irá decorrer, ainda, o encerramento do ciclo de webinars.

Ao longo da semana serão também desenvolvidas ações de sensibilização para a pandemia Covid-19, apoiadas por jovens voluntários do concelho. Por razões de segurança e de lotação, é obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição.

Relembre-se que o Dia Internacional da Juventude é celebrado a 12 de agosto por resolução da ONU de 1999. Este ano o tema central é o "compromisso dos jovens para a ação global”. O Município de Gaia está, recorde-se, a preparar uma candidatura a Capital Europeia da Juventude 2024. Para o efeito, estão atualmente ativas duas páginas nas redes sociais facebook e Instagram.
5 de agosto
10:20 – Manhãs na Lavandeira – Parque da Lavandeira
Fit Brasil
16:00 –Ciclo de Webinars Conversas IN (vertidas) – local a definir
Tema: Gaia Cidade Amiga da Juventude
Orador a Confirmar
Bruna Rodrigues | Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Inês de Castro
Tiago Cunha | Presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal de Juventude

6 de agosto

09:30-10:20 e 10:20-11:20 – Manhãs na Lavandeira – Parque da Lavandeira
Body Combat e Zumba Kid’s

11 de agosto
09:00 – Praia Fluvial de Crestuma – Aprende Canoagem!
16:00 – Ciclo de Webinars Conversas IN (vertidas) – Douro Marina
Tema: "De Gaia vê-se a Europa”
Luís Alves | Diretor da Agência Nacional Erasmus +
Maria Iglésias | Presidente do Congresso Yes Meeting