CIPA reconhecido pela Associação Portuguesa de Museologia
Notícias e Destaques 27 Mai 2022 CIPA reconhecido pela Associação Portuguesa de Museologia Em causa a exposição «Santos d’Afurada»

Numa cerimónia que decorreu nos dias 26 e 27 de maio, na Academia Militar (Amadora), o Centro Interpretativo do Património da Afurada (CIPA) foi reconhecido nos prémios APOM da Associação Portuguesa de Museologia com uma menção honrosa, em virtude da exposição «Santos d’Afurada – Arte, Devoção e Comunidade».
Trata-se de uma mostra promovida pela Câmara Municipal de Gaia, a Universidade do Porto e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e que inclui um conjunto de dez imagens esculpidas por Altino Maia para a igreja da Afurada. Arrojadas para a época, as esculturas dos «Santos Pretos» foram rejeitadas pela comunidade na altura, o que levou à sua remoção.