Câmara de Gaia quer ser investidor social de nove projetos
Notícias e Destaques 05 Fev 2024 Câmara de Gaia quer ser investidor social de nove projetos Comparticipação financeira poderá ter um valor total de cerca de 471 mil euros

Na próxima reunião da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (5 de fevereiro, 15 horas, Auditório Manuel Menezes de Figueiredo), o executivo irá discutir um conjunto de propostas que refletem a intenção do Município de voltar a ser investidor social e, assim, comparticipar financeiramente nove projetos, no valor total de 471.534 mil euros. Esta intenção apenas se materializará após a aprovação das candidaturas pelo Norte 2030 e Portugal Inovação Social.

Esta possibilidade surge no âmbito da iniciativa «Portugal Inovação Social 2030», em que foi concedida a possibilidade de serem constituídas «Parcerias para a Inovação Social» que visem o desenvolvimento de competências em crianças e jovens e garantam o apoio de investidores sociais. O Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030) destina-se, exclusivamente, a Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que visem o desenvolvimento de competências em crianças e jovens. Neste contexto, os projetos são genericamente designados de IIES, isto é, projetos que pretendem intervir de forma inovadora e eficiente sobre um ou vários problemas sociais com o objetivo de gerar impacto social positivo.

Todas as iniciativas propostas terão implicações diretas no desenvolvimento de crianças e jovens. Em suma, a ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria) pretende candidatar o projeto «Urban Farmers Kids», com a duração de 36 meses e com incidência em 300 crianças, sendo que a comparticipação financeira do Município para esse período seria de 36.678 mil euros. O objetivo passa por implementar ações que permitam fortalecer as competências e os recursos de crianças e jovens para lidar com os desafios do seu desenvolvimento pessoal, nomeadamente através da conceção e disponibilização de produtos, plataformas ou serviços inovadores com impactos sociais positivos, com especial incidência na saúde mental.

A DTC (Associação Cães pelas Pessoas) pretende candidatar o projeto «Pelos 2 Teens», com duração de 36 meses, e quer chegar a 144 jovens institucionalizados, sendo a comparticipação financeira do Município para esse período de 73.227 mil euros.

A Pista Mágica pretende candidatar o projeto «Voluntariado Apoiado», com duração de 26 meses e com incidência em 30 jovens, nomeadamente de escolas profissionais em situação de vulnerabilidade. Caso a candidatura seja aprovada, o Município irá contribuir financeiramente com 12.250 mil euros.

A APPDA – Norte vai candidatar o projeto «Recriar o autismo na 1.ª infância», com duração de 36 meses e com incidência em 50 crianças e 20 famílias, com especial enfoque em crianças e jovens portadores de deficiência ou incapacidade. A autarquia poderá disponibilizar um apoio financeiro de 70 mil euros.

A Abrigo Seguro - Associação de Solidariedade Social pretende apresentar a candidatura do projeto (P.h)APPY, com duração de 36 meses, e que ambiciona alcançar 50 crianças e jovens, com especial incidência na saúde mental, com a possibilidade de comparticipação financeira do Município de 63.922 mil euros.

O Ginasiano COOP vai candidatar o projeto «LuMos – Luz e Movimento Sensorial», com duração de 24 meses e com incidência em 50 crianças, nomeadamente com deficiência ou incapacidade. A participação financeira da autarquia será de 53.089 mil euros.

O Clube Jovem Almeida Garrett vai candidatar o projeto «Gaia SER+», com duração de 36 meses e que pretende chegar a 100 crianças e jovens migrantes, com participação financeira do Município de Gaia de 71.782 mil euros.

A Fundação Manuel António da Mota vai candidatar o projeto «Cantinho do Estudo 2.0», com duração de 13 meses e com incidência em 50 alunos e respetivas famílias. Caso seja aprovado, o projeto contará com o apoio municipal de 28.413 mil euros.

Por fim, o Instituto de Desenvolvimento e Inclusão Social (IDIS) pretende apresentar a candidatura do projeto «Apartamento Terapêutico Gaia», com duração de 36 meses e que conta chegar a 30 jovens. A participação financeira do Município seria de 62.173 mil euros.