Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Notícias e Destaques 16 Mai 2022 Câmara cria fundo de recuperação com 5,3ME destinado a associações e escolas Entidades podem candidatar-se com ideias para obras ou atividades

Chama-se Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 – Associações Locais (FARC-AL) e tem um montante global de 5,3 milhões de euros. Destina-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas e outras entidades locais sem fins lucrativos, que se podem candidatar com ideias para obras ou atividades, com financiamentos que podem ir dos 70 mil ao milhão de euros. O objetivo passa por minimizar os efeitos negativos e de sustentabilidade financeira, provocados pela pandemia de covid-19. O apoio é atribuído mediante apresentação de candidatura sustentada.

O FARC-AL é constituído por onze linhas de apoio, distribuídas da seguinte forma: promoção de atividades com população sénior que fomentem a intergeracionalidade, estimulação cognitiva, combate ao isolamento e práticas de hábitos de vida saudável (400 mil euros); implementação de programas destinados à primeira infância e juventude, que promovam a interação dos indivíduos, desenvolvam competências de cidadania e estimulem a atividade física (500 mil euros); construção ou adaptação de espaço público para a prática de atividade física e de lazer (um milhão de euros); desenvolvimento de atividades recreativas e culturais potenciadoras de convívio social e dinamização das economias locais (150 mil euros); criação de espaços Snoezelen como instrumentos de combate ao stress e promoção da qualidade de vida (70 mil euros); programas que potenciem a literacia digital e a adaptação das comunidades aos desafios da digitalização (350 mil euros); desenvolvimento de estudos que permitam a avaliação e monitorização dos impactos da pandemia na comunidade (400 mil euros); criação de mecanismos de valorização dos profissionais cuja atividade se centre na intervenção social junto das populações e promovam o reforço do atendimento (450 mil euros); adoção de medidas que fomentem as boas práticas ambientais e de sustentabilidade do ecossistema (300 mil euros); aquisição e instalação de sistemas de AVAC que reforcem a capacidade de ventilação filtragem e purificação do ar em edifícios de uso público (um milhão de euros); aquisição e instalação de equipamentos de higienização, como forma de prevenção e combate à propagação de vírus e bactérias, em edifícios de uso público (750 mil euros).

Este programa de apoio tem um caráter excecional e temporário, esgotando-se com a atribuição da totalidade do montante definido como financiamento. O FARC-AL é composto pelas seguintes fases: apresentação de candidaturas, análise técnica das propostas, divulgação da lista provisória dos projetos aprovados, reclamações, divulgação da lista final dos projetos aprovados, celebração dos acordos e acompanhamento e monitorização.

As entidades interessadas podem apresentar as respetivas candidaturas até às 17h30 do dia 29 de julho.
Candidaturas AQUI