Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Autarquia vai “levar” 350 alunos à Universidade Júnior
Notícias e Destaques 13 Abr 2023 Autarquia vai “levar” 350 alunos à Universidade Júnior Iniciativa irá decorrer de 3 a 28 de julho
 
No sentido de enaltecer e promover o sucesso educativo, a Câmara Municipal de Gaia vai, uma vez mais, apoiar os alunos que frequentam o ensino público do concelho, através do financiamento de uma propina para frequentarem a edição deste ano da Universidade Júnior, que decorrerá de 3 a 28 de julho. Trata-se do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para os estudantes do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário, oferecendo a oportunidade de conhecerem as catorze faculdades da Universidade do Porto, assim como várias unidades de investigação. 

Para a atribuição das referidas bolsas, serão considerados os seguintes critérios: alunos com bom rendimento escolar, comprovado pela classificação final do 1.º período do presente ano letivo; e ainda estarem abrangidos, obrigatoriamente, pelo 1.º, 2.º ou 3.º escalão da Segurança Social. Das 350 bolsas que serão atribuídas, 175 são para alunos indicados pelos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, sendo considerado um aluno por ano de escolaridade do 5.º ao 11.º ano de escolaridade. As restantes 175 bolsas serão atribuídas, gratuitamente, a alunos filhos de funcionários do Município que usufruem de auxílios económicos (1.º escalão e 2.º escalão), sendo as restantes bolsas atribuídas aos alunos mediante pagamento de metade do seu valor. De referir que este aumento do número de bolsas atribuídas a filhos de funcionários da autarquia resulta do acréscimo de colaboradores que integram os quadros do Município, fruto do processo de descentralização de competências. 

Sendo que a propina da inscrição terá um custo de 95 euros por semana e por aluno (inclui seguro escolar, materiais das atividades e almoço), o Município de Gaia irá investir 33.250 mil euros com o apoio a um projeto de elevado interesse para a comunidade escolar do concelho.