Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Sábados ao Parque
Notícias e Destaques 10 Jul 2024 Atividades semanais nos parques do concelho Programa «Sábados ao Parque» arranca em junho
 
O Município de Gaia vai dar início, no dia 22 de junho, ao «Sábados ao Parque», um programa que tem como grande objetivo proporcionar a todos os residentes do concelho encontros na natureza onde possam exercitar o corpo, a mente e a alma. Uma oportunidade para todos de quebrarem o isolamento e aumentarem o seu bem-estar emocional, quer através do exercício físico, quer através do estabelecimento de laços com a comunidade, dada a consistência das atividades, através destes momentos que visam ajudar cada um a estar mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia.

Aulas abertas, cinema ao ar livre, oficinas, conversas e um mercado são algumas das propostas, distribuindo-se, todos os sábados, pelos parques do Vale de S. Paio e da Ponte Maria Pia – Fitness Park; um sábado por mês (em junho, dia 22) no Parque da Lavandeira e um sábado por mês no Parque Biológico (29 de junho). Todas as atividades são gratuitas (no caso do Parque Biológico, será apenas cobrado o valor da entrada no espaço) e irão decorrer até janeiro de 2025 (inclusive).

Resultante de uma candidatura ao PRR, nomeadamente no contexto das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas, o «Sábados ao Parque» é um programa que vem juntar-se às iniciativas do Município focadas na promoção da sustentabilidade, educação, saúde e inclusão. Chamar crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos os sábados, aos Parques de Gaia é a clara oportunidade de trazer a todos sorrisos, abraços, afetos, maior compaixão e espírito de entreajuda. 

Todas as atividades têm como mote a temática da sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população. Um total de mais de 150 iniciativas, com mais incidência nas oficinas (64) e aulas abertas (70). Os temas em torno dos quais se focarão vão mudando ao longo dos meses – Sábados Saudáveis, Sábados Sustentáveis, Sábados com Vida, Sábados a Educar, Sábados a liderar, Sábados a Cuidar.

No caso do cinema ao ar livre, terá uma lotação máxima de 350 participantes e serão exibidos filmes com prémios enquadrados na temática selecionada; já nos concertos, pretende-se que privilegiem artistas nacionais; o mercado funcionará todo o dia, das 9 às 18 horas, tendo no mínimo 20 stands onde os produtos em venda poderão ir da agricultura biológica, à reciclagem ou ao artesanato criado por indivíduos portadores de deficiência, instituições de solidariedade, entre outros. No caso das oficinas, que terão um mínimo de 1h30 e um máximo de 40 participantes, focar-se-ão no âmbito da educação ambiental, culinária, teatro, fotografia, dança, reciclagem ou outros. As aulas abertas, com lotação máxima de 50 participantes, terão uma duração de 35 a 50 minutos e incidirão na prática de desporto, artes-marciais, dança, meditação, entre outros. 

No Parque Biológico, o último sábado de cada mês proporcionará um total de oito oficinas e uma conversa, em torno dos temas centrais previamente definidos. Já na Lavandeira, o terceiro sábado de cada mês será preenchido com uma sessão de cinema ou um concerto e um mercado ou uma mostra empresarial. No Parque Ponte Maria Pia, todos os sábados haverá aulas abertas; o mesmo acontecerá no Parque Vale de S. Paio, em ambos os casos, sempre no mesmo horário.

Consulte: