Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Animais Felizes» alia educação ambiental à preservação da natureza
Notícias e Destaques 28 Abr 2023 «Animais Felizes» alia educação ambiental à preservação da natureza Próxima ação decorrerá a 5 de maio, na EB1/JI de Sá
 
O projeto educativo «Animais Felizes» (devolução de animais selvagens à natureza) teve início em 2013 e continua a ser um sucesso junto do público mais jovem. O objetivo passa por aliar a preservação da natureza à educação ambiental nos estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Gaia. Inserido na programação no domínio da ciência e ambiente para a sustentabilidade, alinhada com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, este projeto pretende estimular nas crianças atividades que consigam conduzir a mudanças de comportamentos, tendo em vista a sustentabilidade da natureza. 

Numa fase inicial, o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia acolhe animais selvagens feridos que, através dos seus veterinários e outros técnicos especializados, são tratados. Caso reúnam as condições necessárias, são então devolvidos à natureza, promovendo-se, desta forma, a preservação de espécies animais selvagens e, consequentemente, a sustentabilidade da biodiversidade da fauna local. 

Por conseguinte, numa parceria entre o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico e o departamento de Educação da Câmara Municipal de Gaia, alia-se a educação ambiental à cívica, continuando-se a desenvolver um projeto, com periodicidade semanal e com claros benefícios para todos os intervenientes. Os animais são libertados dentro do universo das escolas básicas do 1.º ciclo e pré-escolar públicas do concelho que, pela sua localização geográfica, reúnam as condições necessárias para o sucesso da iniciativa. 

A 27 de abril, a iniciativa esteve na EB1/JI de Matosinhos (São Félix da Marinha) para a devolução de dois ouriços-cacheiros, inteiramente recuperados, à natureza. A próxima ação de devolução de animais selvagens à natureza decorrerá na sexta-feira, 5 de maio, pelas 10h45, na EB1/JI de Sá (Sandim).  Antes da libertação, decorrerá uma sessão teórica no polivalente da referida escola, com duração de cerca de 30 minutos, na qual será explicada a importância dos animais selvagens e algumas das suas particularidades.