Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
rua Engenheiro Domingos Oliveira
Notícias e Destaques 23 Set 2022 Acesso à escola secundária de Carvalhos já é uma realidade Nova rua Engenheiro Domingos Oliveira foi inaugurada
 
Num momento repleto de um simbolismo muito particular, foi inaugurada, a 23 de setembro, a rua Engenheiro Domingos Oliveira, um importante e há muito desejado acesso à escola secundária de Carvalhos. Profissional da educação há 46 anos, o atual diretor do agrupamento de escolas de Carvalhos começou por agradecer a homenagem, redistribuindo palavras de sentida emoção por colegas e alunos.  "Estou grato às pessoas cujo apoio foi essencial para eu estar aqui neste momento. Inspirado no poema de Miguel Torga (lido por uma aluna no ato inaugural), o nosso trabalho está longe do fim, mas o que construímos juntos até este momento já fez uma gigante diferença na vida de muitas pessoas. A fasquia ficou mais alta, mas vamos continuar a trabalhar em prol da educação”, partilhou o docente, que estendeu o seu profundo agradecimento ao Município de Vila Nova de Gaia: "quero expressar a honra de ser homenageado por parte do Município e esta gratidão é ainda mais sentida porque sabemos o esforço que o atual poder autárquico tem assumido nível concelhio, fazendo da educação um bem público”. 

Com históricas referências ao dia em que se assinala os 200 anos da primeira Constituição em Portugal, evocando nomes como Passos Manuel (figura incontornável nas políticas de educação, com um papel fundamental no incremento da instrução pública no país), Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, comparou o papel que Domingos Oliveira tem assumido à importância que muitas personalidades também tiveram na nossa história coletiva. Fazendo também referência à obra «Carne e Pedra», de Sennett, o autarca fez, ele próprio, uma homenagem ao diretor do agrupamento. "Na sua obra, Sennett reconheceu que alguns de nós, por onde passa, deixa um rasto insuperável. Há pessoas que marcam as pedras da calçada, marcam um edifício e a forma de ser e de estar, ou seja, marcam a pedra e a carne. Marcam a pedra por aquilo que fazem, de objetivo, de infraestrutural, de quantificável; e marcam a carne por todos aqueles que influenciaram ao longo da vida. O Professor Domingos Oliveira tem influenciado muitas pessoas ao longo da sua vida e, na primeira pessoa, digo que me tem influenciado a mim também. Parabéns ao Professor e, nele, parabéns à educação”, disse Eduardo Vítor Rodrigues. 

De referir que esta empreitada foi realizada em duas fases, nomeadamente: demolições e construção de muros, num investimento a rondar os 66 mil euros; e construção da ligação da estrada nacional 1 à rua do Roseiral, cujo custo foi de sensivelmente 145 mil euros.