Aberta oficialmente a época balnear em Gaia
Notícias e Destaques 04 Jul 2024 Aberta oficialmente a época balnear em Gaia São vinte águas balneares com Bandeira Azul
Imagem da notícia
Uma vez mais, Vila Nova de Gaia conquistou o pleno de praias com Bandeira Azul, sendo o segundo concelho do país com mais águas balneares distinguidas. E foi com este princípio que decorreu, a 3 de julho, a cerimónia oficial de abertura da época balnear no concelho, com a entrega de todas as bandeiras azuis. Aguda, Canide Norte, Canide Sul, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Granja, Lavadores, Madalena Norte, Madalena Sul, Mar e Sol, Marbelo, Miramar, S. Félix da Marinha, Salgueiros, Sãozinha, Senhor da Pedra, Valadares Norte e Valadares Sul são as praias marítimas que este ano veem hasteadas a Bandeira Azul e o galardão «Qualidade de Ouro». No caso da Bandeira Azul, também a Douro Marina foi distinguida na categoria de marinas.

As praias de Gaia são sinónimo de qualidade, acessibilidade e, também, de saúde, tal como explicou Miguel Lemos Rodrigues, presidente do conselho de administração da Águas de Gaia. "As nossas praias são praias de saúde, são praias em que as condições (dizem os mais antigos) têm características medicinais, mas têm também rastreios de saúde. A Unidade Familiar da Aguda tem desenvolvido connosco um programa de saúde preventiva nas nossas praias. Ao longo da época balnear, várias praias vão ter rastreios de saúde gratuitos para os cidadãos”, afirmou.

Para continuar a garantir a excelência da qualidade das praias de Gaia e a manutenção da bandeira azul em vinte águas balneares, tem sido levado a cabo um trabalho contínuo que conta com o enorme empenho de diversos departamentos e empresas municipais, em simultâneo com a indispensável colaboração de entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Autoridade Marítima, a Autoridade Regional de Saúde, entre outras, bem como dos próprios concessionários das nossas praias.

"Hastear a bandeira azul em todas as praias parece fácil, mas é um processo muito difícil de conquistar e ainda mais difícil de manter. Obriga a uma coordenação de um ano de atividade, obriga a uma interação de imensas entidades e, por isso, temos todos os anos esta cerimónia pública para dar conhecimento do bom trabalho daqueles que ao longo de 365 dias se dedicam para que possamos ter uma época balnear segura, de qualidade e que permita que todos nos sintamos bem nas praias de Gaia. E cada vez mais são mais as pessoas que sentem isso”, concluiu Miguel Lemos Rodrigues.
Está, assim, aberta oficialmente a época balnear em Vila Nova de Gaia. Bons mergulhos!