5DM e NED5 vão ao MEO Marés Vivas
Notícias e Destaques 24 Mai 2024 5DM e NED5 vão ao MEO Marés Vivas Decisão inédita premiou bandas de diferentes estilos
Imagem da notícia
A edição deste ano do Concurso de Bandas de Garagem do Município de Gaia teve uma decisão inédita: o júri elegeu dois vencedores, que vão atuar, em julho, no palco secundário do festival MEO Marés Vivas. Este desfecho colocou um ponto final num "frente-a-frente” extremamente renhido.

"Agradecemos ao promotor do festival a oportunidade única que vai dar às duas bandas. De facto, são ambas de tremenda qualidade e seria muito injusto qualquer uma delas ficar de fora. A proposta do júri foi acolhida com grande entusiasmo por todos”, sublinhou Elísio Pinto, vereador da Juventude.

Os NED5 são uma banda de rock composta por André Silva, Carolina Marques, Eugénio Neri, Rodrigo Matos e Tiago Vidoedo. Já os 5DM preferem o hip-hop e são constituídos por João Pinto, Pedro Teixeira, Rodrigo Sousa e Vasco Araújo. O concerto final, que definiu os vencedores, realizou-se pela primeira vez ao ar livre – no Fórum de Cidadania de Canelas – e contou com casa cheia.
"Uma noite mágica onde nada faltou. O Concurso de Bandas de Garagem representa uma competição saudável e uma forma de se promoverem bandas sem qualquer vínculo profissional. E todas as bandas finalistas ficam no radar do Município para eventos diversos”, acrescentou Elísio Pinto.

Cinza Fènix, Maniacs on Black Sugar e The Quince completaram o lote das bandas finalistas. O evento contou ainda com uma atuação do Estúdio MGang e com uma entrevista ao vivo à banda Saia, que venceu em 2022. O júri foi composto por João Costa, Jorge Lopes e NOA.

O evento foi apresentado pelos jovens Carolina Almeida e João Mendes. O Concurso de Bandas de Garagem regressa em 2025.