Regionalismos e Internacionalismos
Eventos 20 Abr 2024 Regionalismos e Internacionalismos Solar Condes de Resende
Solar Condes de Resende
15h00 – 17h00

O Prof. Doutor Nuno Resende apresenta o tema «Regionalismos e internacionalismos», no âmbito do Curso livre «40 anos depois: História Local e Regional», certificado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Gaia Nascente, numa iniciativa da Academia Eça de Queirós ASCR-CQ/Solar Condes de Resende, que conta com o apoio do Município de Gaia.

No tempo do digital, de desmaterialização do lugar cartesiano, é incompatível o local/regional, por oposição ao global? Somos todos globais? E qual é o papel da História nesta aparente dialética? Sobretudo, qual é o papel do Historiador, amiúde comprometido com a manutenção de um culto ao Passado, nesta equação? Como resolverá ele esta fórmula em que o Presente, o imediato, se sobrepõe ao longínquo e "obsoleto” ontem? Questões para reflexões urgentes sobre uma mudança imediata de papéis: do Historiador-sacerdote, ao Intérprete, Mediador ou Consultor. Ou de como reconciliar o aparentemente irreconciliável.

Presencial e por videoconferência; a frequência e o pagamento implicam inscrição prévia; para mais informações contactar queirosiana@gmail.com.