Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Prémio Mário Ruivo
Eventos 13 Set 2023 Prémio Mário Ruivo | Gerações Oceânicas 3ª Edição
Imagem do evento
Prazo Limite de Candidatura | 30 de setembro de 2023 +INFO
Tema
O Oceano e o Bem Estar Humano!

 O Oceano, nas suas múltiplas dimensões, adquire uma relevância essencial para as nossas sociedades. Razão pela qual importa reforçar a consciencialização sobre a sua importância junto dos cidadãos, destacando o impacto que este tem nas suas vidas, algo fundamental para impulsionar uma ação conjunta e global em prol da preservação do património marinho e da garanta de um futuro sustentável.

A proteção e preservação do património natural e cultural marinho (diversidade biológica, geológica e paisagem costeira) é essencial, devendo ser estimulado através da promoção do contato direto com o Mar, que a todos beneficiará,  potenciando a génese de "gerações oceânicas”.

As ameaças impostas pelas alterações climáticas são das maiores do nosso tempo, podendo moldar ou mesmo pôr em causa a existência humana. Eventos climáticos extremos, subida do nível do mar, erosão costeira e acidificação oceânica, são fenómenos que colocam em risco a humanidade e os esforços para alcançar as metas do desenvolvimento sustentável.

A capacidade de responder às alterações do clima afigura-se como uma prioridade global imediata e urgente, e nesse sentido urge incrementar o conhecimento científico do Oceano, através do desenvolvimento da capacidade tecnológica e da literacia oceânica, por forma a que se possa ter disponível informação rápida e fidedigna, de forma  a robustecer o conhecimento geral e de oferecer aos decisores políticos condições para decidirem em conformidade com a execução de uma gestão adaptativa do maior sistema de suporte à vida no planeta Terra, o Nosso Oceano!


Formato

O Prémio galardoa anualmente filmes com duração de até sete minutos, em língua portuguesa ou legendado em português, sobre a importância do oceano. Podem concorrer ao Prémio jovens com idades entre os 14 e os 21 anos individualmente ou em equipas de até cinco membros. Além dos jovens que residam ou estudem em Portugal ou que estejam legalmente habilitados a permanecer no país, podem candidatar-se todos os jovens que residam no estrangeiro e tenham nacionalidade portuguesa.