Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Pintar a Luz, Viver a Cor
Eventos 01 Abr a 18 Jun 2023 Pintar a Luz, Viver a Cor Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Imagem do evento
Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo

Numa iniciativa do Município de Gaia, com o apoio da Fundação Manuel Cargaleiro, cerca de sessenta obras foram criteriosamente selecionadas para integrar uma exposição única e absolutamente representativa da obra a óleo de Manuel Cargaleiro, que contou com a generosidade de colecionadores particulares na cedência temporária de quadros, alguns deles nunca exibidos ao grande público. Em «Pintar a Luz, Viver a Cor» percebe-se como o carácter radioso do Mestre Cargaleiro se mescla na paleta, para ocupar naturalmente o tempo e o espaço de uma tela, dando a conhecer uma realidade não visível, através de uma linguagem verdadeiramente singular e irresistivelmente sedutora.

Depois de Paula Rego, Vieira da Silva e Amadeo de Sousa Cardoso, ou ainda, de Cruzeiro Seixas ou Armanda Passos, entre outros, a Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo acolhe a obra de Manuel Cargaleiro, dando a conhecer à comunidade a obra de outro grande nome das artes e da cultura nacionais.

Manuel Cargaleiro nasceu a 16 de março de 1927, em Chão das Servas, Vila Velha de Rodão, no distrito de Castelo Branco. Em 1940, ingressou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Começou por se dedicar à cerâmica, obtendo reconhecimento nacional e internacional, nomeadamente em França e em Itália. A pintura surgiu naturalmente na carreira de Cargaleiro, não sendo dissociável da Cerâmica. Em ambas as linguagens, Cargaleiro deixa bem patente o caráter radioso que o caracteriza. Entre muitas outras distinções, é Comendador da Ordem Militar de Sant´Iago da Espada, recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, a Grã-Cruz do Infante D. Henrique e a Grã-Cruz da Ordem de Camões.


«Pintar a Luz, Viver a Cor»  fica patente ao público até 18 de junho, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, da 9h00 às 12h30 (última entrada às 12h10), e das 14h00 às 17h30 (última entrada às 17h20), na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo.
A entrada é gratuita.

Mais informações através do e-mail gaiacultura@cm-gaia.pt