Palavras são Raízes
Imagem do evento
Biblioteca Pública Municipal de Gaia
21h30

João Reis abre o "Palavras são Raízes", um novo ciclo de conversas a realizar na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, sob moderação e com a curadoria de Marta Pais Oliveira.
As conversas Palavras são Raízes convocam autores a partilharem as suas influências e criações. Espaço e tempo ampliam-se para pensar a força e a liberdade da palavra: que revoluções abrem a leitura e a escrita? Da ficção à poesia, do teatro à música, a raiz da palavra  – como quem procura água – crescerá em múltiplas direções.

João Reis (Vila Nova de Gaia, 1985) é autor de vários romances: A Noiva do Tradutor; A Avó e a Neve Russa, finalista do Prémio Fernando Namora; A Devastação do Silêncio, semifinalista do Prémio Oceanos; Quando Servi Gil Vicente, também finalista do Prémio Fernando Namora; Se com Pétalas ou Ossos e Cadernos da Água, finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz e do Prémio Fernando Namora. O romance Bedraggling Grandma with Russian Snow, um original em inglês, esteve nomeado para a edição de 2022 do Dublin Literary Award, e em 2023 publicou, também em inglês, a novela An Atavic Fear of Hailstorms. Os seus livros foram já publicados nos EUA, no Brasil, na Sérvia e na Geórgia. Traduz obras de línguas escandinavas para português. Para o João, a palavra mais bonita do mundo é natureza. Também sobre isso conversaremos.

Marta Pais Oliveira (1990) publicou em 2021 o seu primeiro romance, Escavadoras, vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís. Seguiram-se os contos O homem na rotunda, Quando virmos o mar e Medula (Prémio Literário Nortear 2022 - Galiza e Norte de Portugal). Escreveu os libretos Maria Magola (Festival Informal de Ópera) e Madrugada: as razões de um movimento. Publicou poemas em coletivos de poesia e tem vindo a colaborar com textos em diversas publicações. Foi apontada pelo Jornal de Letras como um dos 40 novos nomes das artes e da literatura. É doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (U. Porto). Mais informação em www.martapaisoliveira.com

O ciclo "Palavras são Raízes" conta com o apoio da Livraria Velhotes.
Mais informações através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-gaia.pt ou Tlf. 223 745 670.