Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Ofélia
Eventos 01 a 28 Fev 2023 Ofélia Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
Ofélia
(maquete)
António Teixeira Lopes. 1888
Gesso
193x75x77,5 cm
CMTL000003

Peça do Mês CMTL/GDM | fevereiro '23

Em fevereiro, mês de São Valentim, do amor e do romantismo, destacamos uma das primeiras obras realizadas por António Teixeira Lopes, enquanto estudante em Paris – Ofélia – inspirada na personagem homónima de Hamlet, de William Shakespeare. 
Esta obra em gesso, que nunca chegou a ser fundida em bronze ou passada a mármore, foi a primeira escultura feminina de corpo inteiro produzida pelo escultor, tendo sido exposta no Salon de 1888 (importante exposição anual realizada em Paris, na qual todos os aspirantes a artistas desejavam participar, para alcançar o reconhecimento por parte dos seus pares e do público em geral).


"[…] ia pensando na Ofélia que havia de expor no ano seguinte. Era a minha fase romântica. Vira representar, na Comédia Francesa, a tragédia de Shakespeare […]. A actriz Rechenberg, ao lado do grande trágico, era admirável nessa personagem, tão doce tão melancólica, da Ofélia. A cena da loucura, sobretudo, causou-me funda impressão. Resolvi fazer a estátua e mandá-la ao Salon, […].
Tomei como modelo uma linda rapariga parisiense, modelo de profissão, muito alegre, cantando com um belo fio de voz todas as canções em voga.
[…] Por vezes, tenho tido desejos de passar ao mármore essa obra da mocidade, mas sempre recuei em face da dificuldade que, necessariamente, se apresentava nas correcções. Quem ganharia na forma? Perderia na expressão? Não sei. Há obras que se devem deixar com os seus defeitos e qualidades, representando uma época da vida do artista.”
(António Teixeira Lopes, Ao correr da pena. Memórias de uma vida…, pp. 48, 55 -57)

Esta obra pode ser vista, juntamente com outras da coleção pessoal do escultor, de terça-feira a domingo, em visitas acompanhadas e gratuitas, que se realizam às 9h30, 10h15, 11h00, 11h45, 14h30, 15h15, 16h00 e 16h45, na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo. 

Mais informações através do tlf. 223 742 904 ou email casamuseuteixeiralopes@cm-gaia.pt.