"O Velório" - Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro
Eventos 16 Fev 2024 "O Velório" - Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro Auditório Municipal de Gaia
Auditório Municipal de Gaia
21h30

O XI Festeatro - Festival de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia tem início no dia 16 de fevereiro, às 21h30, com a apresentação da peça "O Velório", de Aziz Bajur, com encenação de Fernando Mendes, pelo Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro, no Auditório Municipal de Gaia. M/14.

O XI Festeatro é uma iniciativa da Federação das Coletividades de Gaia, que conta com o apoio do Município de Gaia, a decorrer no Auditório Municipal de Gaia de 16 de fevereiro a 23 de março, reunindo 10 grupos de Teatro gaienses, e culminando com a festa de encerramento e homenagem a uma personalidade do teatro. Consulte aqui a programação.

"O Velório”
Com a morte repentina de Abreu, um homem pacato e esposo extremoso, desaparece também um bilhete de lotaria premiado.
A busca incessante pelo bilhete torna-se o foco principal deste enredo, provando que a ganância se sobrepõe a todos os sentimentos e, impede o ser humano de reconhecer a sua verdadeira natureza e destino.

Elenco Artístico
Zélia: Maria do Carmo Araújo; Silva: Joaquim Pereira; Bia: Inês Vieira; Eunice: Angelina Dias; Telmo: André Ramos; Zézé: Tiago Mendes; Edgar: Marco Araújo;

Elenco Técnico
Encenação: Fernando Mendes; Contrarregra: Marta Bessa; Pontos: Valter Freitas e Luís Ribeiro; Luminotecnia: Operador de Luz: Alberto Bessa; Sonoplastia: Francisco Carvalho; Operador de Som: José Manuel Cunha ; Caracterização: Irene Bessa; Cenários: Fernando Mendes; Guarda Roupa: Ana Paula Ribeiro.

Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro
"Fundado a 15 de janeiro de 1984, o Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro (GCPOD) é um núcleo de teatro de amadores, que se enquadra na jurisdição da Paróquia, estritamente orientado para o teatro e a animação. Atualmente, conta com um elenco predominantemente jovem, o que muito nos satisfaz. Não deixando de ser um conjunto de amigos unidos pelo gosto ao teatro, o espírito de coesão e responsabilidade fazem que, desta união, se consiga mais um local de lazer onde a formação e a vivência seja uma realidade.
A atuação do GDPOD não se encontra circunscrita à freguesia de Oliveira do Douro, já que tem logrado atuar em muitas localidades do país, promovendo não só o próprio Grupo como também a freguesia e o Município de Vila Nova de Gaia, pela qualidade dos trabalhos que apresenta e entusiasmo dos intervenientes. Em 2014 o GCPOD formou um grupo de teatro juvenil – OS BOBOS, composto por jovens dos 12 aos 16 anos, que levam ao público de todas as idades, a energia e alegria, com trabalhos de extrema dedicação e qualidade.
Neste ano de 2024, o grupo completa 40 anos de história. Esperamos continuar neste caminho, com a humildade e profissionalismo que nos caracteriza."
Entrada gratuita, até aos lugares disponíveis.
Programa sujeito a eventuais alterações por motivos imprevistos.
Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail bilheteira.amg@cm-gaia.pt.