NAZA10, de Jorge Leal
Eventos 03 Mar a 30 Abr 2023 NAZA10, de Jorge Leal Espaço Corpus Christi
Espaço Corpus Christi

No próximo dia 3 de março às 18h00, inaugura no Espaço Corpus Christi a exposição fotográfica imersiva, que retrata uma década de história do surf mundial, bem no epicentro de um dos maiores spots internacionais de ondas gigantes - Nazaré. Esta mostra de fotografias icónicas com filmes e projeções vídeo é da autoria de Jorge Leal, fotógrafo e realizador, que acompanhou desde o primeiro dia o projeto Nazaré North Canyon, sinalizando Portugal no mapa do surf mundial de ondas gigantes.

"Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada e que teve a sua primeira edição na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
O fotógrafo abre agora o seu vasto repositório ao público, numa mostra imersiva de registos fotográficos, projeções de vídeo e sons, reveladoras não só da estética e da beleza crua e intempestiva do mar da Nazaré, mas também dos múltiplos desafios técnicos e de escala tão característicos da fotografia de surf. O arquivo de Jorge Leal apresenta imagens icónicas, únicas, artísticas e tecnicamente difíceis de ‘eternizar’ e que representam um testemunho único do conhecimento do espaço e do objeto retratado.
Nesta exposição é possível apreciar mais de 32 fotografias, reveladoras de alguns dos momentos históricos da Nazaré, desde as suas ondas gigantes, aos momentos épicos de tempestade no North Canyon até aos surfistas que desafiaram as leis da gravidade e conseguiram surfar as maiores ondas das suas vidas, como Garrett McNamara, Hugo Vau, Maya Gabeira, Andrew Cotton, Sebastian Steudtner, entre outros.

Sobre NAZA 10
Esta é a História dos 10 anos da Praia do Norte: de Garrett McNamara a surfar as primeiras ondas gigantes, à conquista do Recorde Mundial do Guinness para a Maior Onda Surfada em 2011, à revalidação da maior onda surfada na Nazaré por Rodrigo Koxa, em 2017, até ao simples feito de os maiores nomes do surf reconhecerem e credibilizarem este lugar mágico.
A exposição denominada NAZA10 alude ao termo "Naza” porque é assim que os habitantes carinhosamente reconhecem a sua vila da Nazaré! "10” reflete os dez anos desta história, mas também remete para a nota máxima que um surfista pode ter em competição.

A exposição Naza 10 tem como embaixadores atletas do surf mundial como Garrett McNamara, Andrew Cotton, Hugo Vau, Sebastian Steudtner, Maya Gabeira, Carlos Burle, Ross Clarke Jones ou Jason Polakow.

Sobre Jorge Leal
Jorge Leal é fotógrafo, realizador e designer. Natural de Canidelo - Vila Nova de Gaia, fundou em maio de 2007 a Polvo Concepts, após vários anos de filmagens e fotografia em eventos, publicidade e cinema. A paixão pelo mar e pela busca contínua do conhecimento trouxeram-no à Nazaré. Começou a filmar as ondas gigantes em 2010 com a chegada de Garrett McNamara e, no âmbito do projeto North Canyon, realizaram três filmes juntos. O seu olhar artístico, capacidade técnica e paixão pelas ondas gigantes é inigualável.
A 26 de Outubro de 2022, sofreu um AVC. E o Jorge Leal está hoje a reescrever o destino, a reagrupar cada palavra até enfileirar uma frase, a dar luz ao espaço de cada gesto reaprendido, a erguer-se a cada manhã como as ondas que lhe tatuaram no olhar a imensa força de voltar à tona da vida.

Alguns projetos de maior relevo:
- Sumol Special Edition Nazaré
- North Canyon Project
- ZON North canyon  - Movies
- The North Canyon
- An exploration by Garrett McNamara
- Nazaré Calling: Best Photography (Nova Zelandia); Best Photography and Music (França); Best Movie (Hawaii) Best Movie (California)
- Live your Dreams
- Wirmachenwelle with Sebastian Steudtner - Winner Biggest Wave 2014/2015
- RedBull - Jason Polakow, Nazaré
- Searching for Monsters - Andrew Cotton Biggest Wave
- Big Monday - Maya Gabeira
- Mboard Project Garrett Mcnamara & Mercedes-Benz Surfboard
- After the Storm com Andrew Cotton
- STRU 1st Kitesurf na Giant Nazaré & Guinness World Record
- Co-produtor 100 FOOT WAVE  - HBO Original Documentary Series

Testemunhos

"O Jorge 'Polvo' foi e continua a ser um dos mais importantes impulsionadores para o sucesso do
surf de ondas gigantes na Nazaré. Agora, finalmente, podemos ver bem de perto o seu belo trabalho.
Desejo muito sucesso, meu amigo.”
Sebastian Steudtner, surfer de ondas gigantes

"A sua dedicação e paixão pela cidade e a singular perspetiva e leitura do mar levou muitos surfistas a sonharem através desta sua visão e ao imortalizar ondas mágicas surfadas através de suas lentes.”
Hugo Vau, surfer de ondas gigantes

"Jorge sempre foi mais do que um realizador ou fotógrafo, é um artista e tem sido a sua arte que fez tantas carreiras de surfistas na Nazaré.”
Andrew Cotton, surfer de ondas gigantes

"O trabalho do Jorge colocou a Nazaré no centro do palco do surf de ondas gigantes. As suas fotografias e vídeos foram a razão pela qual eu e tantos outros procuramos vir para a Nazaré e surfar as maiores ondas do mundo!"
Maya Gabeira, surfer de ondas gigantes

Mais Informações:
Site Oficial Naza 10
Instagram | @polvo32
Facebook | Polvo 32

Visitas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Entrada gratuita.
Mais informações através do tlf. 223 742 462 ou e-mail corpuschristi@cm-gaia.pt.