Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Jorge Pinheiro: Obras na Coleção de Serralves
Eventos 14 Set 2022 a 15 Jan 2023 Jorge Pinheiro: Obras na Coleção de Serralves Espaço Corpus Christi
Espaço Corpus Christi

"Há uma matriz que informa as duas [obras figurativas e abstratas] e disso parece não haver dúvidas. Chamemos-lhe composição, chamemos-lhe organização estrutural, chamemos-lhe o que quisermos. Isso serve-nos para uma e para outra.”
Jorge Pinheiro, 2017.
Partitura para um canto livre, 1976.

Jorge Pinheiro (Coimbra, 1931) é reconhecido como um dos nomes mais influentes do contexto artístico português da segunda metade do século XX, integrando, em 1968, o célebre grupo "Os Quatro Vintes”, juntamente com Ângelo de Sousa, Armando Alves e José Rodrigues. Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, Jorge Pinheiro tem vindo a desenvolver uma obra de uma profunda coerência teórica e intelectual traduzida num corpo de trabalho visualmente diverso, no qual coexistem a pintura figurativa e a abstração concreta.
A exposição apresenta a sua obra tridimensional de maiores dimensões, uma importante instalação dos anos 1970 e um conjunto de pinturas e trabalhos sobre papel que evidenciam as investigações do artista em torno de formulações geométricas e combinações cromáticas reveladoras do seu interesse pelas áreas da música, da matemática e da semiótica.

Visitas de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Entrada gratuita.
Mais informações através do tlf. 223 742 462 ou e-mail corpuschristi@cm-gaia.pt.