Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Eventos 24 Abr a 17 Jul 2021 Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
"Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo.

As Galerias Diogo de Macedo abrem as suas portas a 24 de abril para uma reveladora exposição de desenhos e caricaturas de Amadeo, patente ao público até ao dia 17 de julho.


Caricatura do Pintor Emmérico Nunes, 1909

Vila Nova de Gaia recebe uma seleção de desenhos do génio do modernismo europeu, trabalhos muito raramente expostos e que refletem a importância do desenho e, em particular, da caricatura, como processo fundador da identidade artística de Amadeo de Souza-Cardoso.

Incompreendido em Portugal, pelo seu espírito livre e vanguardista, na Paris do início do século XX, Amadeo integrava um extraordinário círculo de artistas, desenvolvendo uma grande cumplicidade artística e vivencial com Amedeo Modigliani, a quem é atribuída a obra "Caryatide”, que faz parte da coleção Diogo de Macedo e que será exibida nesta exposição, em diálogo com desenhos de figuras femininas do pintor amarantino.

Fruto de uma parceria promovida pelo Município de Gaia com o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante) e com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, esta exposição surge na continuação de uma estratégia de dinamização cultural, trazendo à cidade de Gaia a obra dos Grandes das artes, como foi o caso de Cruzeiro Seixas, Paula Rego ou Vieira da Silva, entre outros. 

Especialista na vida e obra de Amadeo, a investigadora Catarina Alfaro assume a curadoria de "Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” com o propósito de ajudar o visitante a compreender o singular percurso de um artista que não via diferença entre as diferentes técnicas usadas e para quem o desenho e a caricatura de retrato foram sempre o meio por excelência para a observação social e a incansável experimentação, que caracterizou a sua carreira. Um núcleo de desenhos, onde se inclui alguns originais do catálogo XX Dessins ficará patente na Sala Aureliano Lima das Galerias Diogo de Macedo, enquanto a Sala Branca é dedicada à Biografia e à atividade de caricaturista. Na Sala Negra, haverá lugar à projeção do documentário "Amadeo de Souza Cardoso - Le Dernier secret de l'art moderne”, de Christophe Fonseca.
À semelhança das anteriores exposições realizadas nas Galerias Diogo de Macedo, "Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” será acompanhada da edição de um livro catálogo, que contará com os contributos da curadoria e da investigadora Leonor de Oliveira. Durante o período da exposição terão lugar algumas atividades, nomeadamente, a realização de visitas comentadas pela artista plástica e arteeducadora, Angelina Nogueira, nos dias 8, 15 e 29 de maio, às 11 horas (inscrições através do e-mail gaiacultura@cm-gaia.pt).

A exposição "Desenhos e Caricaturas de Amadeo de Souza-Cardoso” fica patente ao público na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo entre 24 de abril e 17 de julho de 2021, podendo ser visitada de terça a sábado, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. 

Mais informações através do tlf. 223 742 904 ou e-mail gaiacultura@cm-gaia.pt.

Durante a visita é obrigatória a observância das regras de combate à COVID-19, nomeadamente o uso de máscara, desinfeção das mãos e afastamento físico.