Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Portugal é o quarto país do mundo com mais pessoas com uma idade igual ou superior a 65 anos e onde a população nesta faixa etária já representa quase 25%. Como defende Kofi Annan «a expansão do envelhecimento não é um problema, antes uma das maiores conquistas da humanidade». A verdade é que todos esperamos viver o maior número de anos possível, pelo que encarar a forma como envelhecemos como um processo e fase natural de vida, pode contribuir para uma maior aceitação, quer por parte do indivíduo como da sociedade, destacando os aspetos positivos que estão presentes neste processo. 

O Índice de Envelhecimento em Portugal passou de 127,8% em 2011 para 182,07% em 2021 (Censos 2021), o que também se verificou no Município de Vila Nova de Gaia, em que o mesmo índice passou de 100% para 167,07%. Caminhamos para uma população mais envelhecida, o que naturalmente exerce um forte impacto na sociedade como um todo, o que exige adaptações e respostas em diversos níveis. O aumento do número de anos vividos e da longevidade é um fator apreciável e que exige um investimento para que os ganhos sejam um potencial de melhoria.

É fundamental compreender a diversidade individual e cultural de cada pessoa, sob um olhar holístico que visa proporcionar condições para uma mudança de perspetiva, em torno do aumento do número das pessoas mais velhas.