Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Torneio de Oratória de Português avança para a segunda edição
Notícias e Destaques 29 Fev 2024 Torneio de Oratória de Português avança para a segunda edição Semifinal irá decorrer em Vila Nova de Gaia
 
O «Top Talks - Torneio de Oratória de Português» já arrancou para a sua segunda edição, sob a forma de dois workshops alusivos ao tema «Falar em público» e dirigido a 53 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário do concelho. Este projeto, promovido conjuntamente pelo Município e pela Associação Portuguesa de Oratória – Top Talks, teve lugar no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo nos dias 20 e 21 de fevereiro.  Os alunos apurados nesta formação vão agora participar numa semifinal, neste ano acolhida em Vila Nova de Gaia no dia 14 de março e que também terá lugar no mesmo auditório. 



Este torneio, organizado pela Associação Portuguesa de Oratória, dirige-se a estudantes com idades entre os 14 e os 16 anos inscritos no ensino em Portugal Continental. É realizado em três fases distintas. Numa primeira etapa, milhares de alunos vão aprender a falar em público eficazmente durante um dia intensivo de formação. Depois, os alunos que mais se destacaram na formação irão participar numa semifinal disputada entre os jovens pertencentes a outras escolas do mesmo distrito. Por fim, apenas 18 alunos selecionados irão prestar uma grande prova na grande final de onde sairá o orador TOP do ano de Portugal.

Recorde-se que o ano passado Rafael Carvalho, do agrupamento de escolas Gaia Nascente, representou o concelho na final do TOP Talks, no Coliseu do Porto, e brindou o público presente com uma prova única e brilhante, fundamentada no tema da educação.