Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Seis turmas gaienses participam no projeto «Heróis da Fruta»
Notícias e Destaques 11 Jan 2024 Seis turmas gaienses participam no projeto «Heróis da Fruta» Iniciativa promove educação para alimentação saudável
 
A 13.ª edição do projeto «Heróis da Fruta» arrancou a 4 de janeiro, com Vila Nova de Gaia a destacar-se como um dos municípios com mais estabelecimentos inscritos. Para o ano letivo de 2023/2024, foi disponibilizada toda a informação aos agrupamentos de escolas, estando atualmente inscritas neste projeto de educação para a saúde seis turmas – três da EB dos Carvalhos, uma da EB de Laborim de Cima, uma da EB de Moinhos e uma da EB do Monte.

Promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), e com o apoio principal da ALDI Portugal desde 2018, esta é considerada a maior iniciativa gratuita de educação para a alimentação saudável do país, focando-se no combate à má nutrição infantil, através do aumento da literacia em saúde e nutrição dos alunos e dos encarregados de educação. Com o objetivo principal de contribuir para o aumento do consumo diário de frutas e legumes nas escolas, no corrente ano letivo o projeto «Heróis da Fruta» está a ser implementado em 3.522 turmas de 1.105 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira. Dentre este universo, 75% do total de inscritos são escolas públicas e 47,5% das turmas estão a participar pela primeira vez.

É no distrito de Lisboa que está a maior quantidade de escolas inscritas (210), seguindo-se os distritos do Porto (195), Braga (95), Setúbal (84), Aveiro (75), Faro (64), Leiria (54), Coimbra (50), Santarém (44), Viana do Castelo (40), Castelo Branco (28), Évora (24), R.A. Açores (24), Viseu (23), Beja (20), Vila Real (19), R.A. Madeira (17), Portalegre (16), Bragança (13) e Guarda (10). 
A nível concelhio, o projeto registou este ano a adesão de 207 dos 308 municípios portugueses (67,2%), com Lisboa, Vila Nova de Gaia e Sintra a liderarem o ranking de concelhos com mais escolas a participar. 

A iniciativa destina-se a turmas de pré-escolar e do 1.º ciclo de Ensino Básico e combina um conjunto de materiais educativos e técnicas de educação não-formal como storytelling ou gamification protagonizados por um grupo de personagens-modelo que adquirem "superpoderes” com a ingestão alimentos saudáveis, denominados de "super alimentos”. Os conteúdos são desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar de especialistas e respeitam todos os referenciais de nutrição infantil e alimentação saudável, educação para a saúde e literacia em saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Direção Geral da Saúde (DGS) e Direção Geral da Educação (DGE).

Mais informação em https://www.heroisdafruta.com/.