Sapadores de Gaia celebram 185 anos de existência
Notícias e Destaques 06 Mai 2024 Sapadores de Gaia celebram 185 anos de existência Estrutura passou a Batalhão em julho de 2022

O dia 4 de maio é uma data marcante para o Batalhão de Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia. Na cerimónia do Dia da Unidade, por ocasião do 185.º aniversário desta estrutura, José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com o pelouro da Proteção Civil, fez questão de frisar isso mesmo e com as suas palavras procurou honrar e dignificar esta unidade. Com uma visão de missão extraordinária, o Batalhão de Sapadores Bombeiros tem tornado Gaia "um dos concelhos modelo do país”. O espírito de missão, a paixão e a entrega têm sido uma constante ao longo de todos os anos de existência, desde a sua criação enquanto Companhia de Incêndios de Gaia. Por isso, a aposta da autarquia tem sido, também ela, permanente. "O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gaia sempre teve a noção da importância que tinha para a cidade de ter um grupo de bombeiros profissionais bem preparado, bem apetrechado, bem formado para poder fazer um combate permanente, impiedoso, diário contra um inimigo que se chama sinistro e que pode ser de qualquer natureza”, afirmou José Guilherme Aguiar. Para breve, estão outros projetos, tais como a aquisição de novas viaturas.

"Com o nosso trabalho, garantimos a segurança de eventos culturais e desportivos, realizamos ações de proteção civil em diversos estabelecimentos escolares, acompanhamos exercícios de evacuação em escolas e IPSS, prestamos apoio sanitário à população, avaliamos riscos em espaços públicos, efetuamos salvamentos animal e um sem número de outras atividades em diferentes dias da semana e a qualquer hora. Foi um ano intenso, mas com a sensação de dever cumprido”, descreveu Rui Ribeiro, Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros e Proteção Civil de Vila Nova de Gaia, que aproveitou o momento para fazer um balanço do último ano de trabalho: "251 incêndios em edifícios habitacionais, comerciais ou industriais; 96 incêndios em viaturas; um incêndio num navio; 113 incêndios rurais; 38 intervenções por fugas de gás; 2.247 intervenções de emergência hospitalar; 189 acidentes com veículos; 24 atropelamentos; 334 intervenções por limpeza e perigo na via; 30 ações de busca e resgate aquático de pessoas; entre muitos mais números que demonstram a versatilidade e o empenho desta equipa que agora assinala 185 anos de vida.

Fundada em 1839, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Gaia sempre norteou a sua atuação pela segurança e defesa de pessoas e bens na cidade, quer através de ações de socorro como de prevenção. A 22 de julho de 2022, na presença do então ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, subiu ao estatuto de Batalhão, passando a denominar-se Batalhão de Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia.