Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Reunião de trabalho sobre Linha de Alta Velocidade
Notícias e Destaques 19 Jan 2024 Reunião de trabalho sobre Linha de Alta Velocidade Com a presença do secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas
 
Decorreu, a 19 de janeiro, na Casa da Presidência uma reunião de trabalho com a presença do secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco, o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes, e o arquiteto Joan Busquets (autor da proposta para o Plano de Pormenor de Santo Ovídio – PPSO), com a Linha de Alta Velocidade como tema central. Os desafios do território (nomeadamente o projeto para o PPSO), as estratégias e a conciliação dos interesses de todos foram alguns dos assuntos abordados.

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) define a Nova Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa como elemento estratégico na área temática "Transportes e Mobilidade". Neste âmbito, a Cidade de Vila Nova de Gaia disporá dos serviços de alta velocidade logo na Fase 1- Porto - Soure da LAV, cujo início de operação se encontra planeado para 2028. Para o efeito, será construída em Santo Ovídio uma nova estação ferroviária dedicada ao novo serviço de alta velocidade, cuja conceção seguirá uma estratégia de integração dos vários modos de transporte e de valorização do projeto de alta velocidade.

Recorde-se que a 12 de janeiro foi lançado o concurso para a primeira concessão da linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa, relativa ao troço entre Porto (Campanhã) e Oiã. Estima-se que o custo do investimento desta primeira fase seja de cerca de 3,7 mil milhões de euros.