Reabilitação abrirá Praceta 25 de Abril à cidade
Notícias e Destaques 13 Out 2023 Reabilitação abrirá Praceta 25 de Abril à cidade Projeto estenderá este espaço à Avenida e à Praça

A Câmara Municipal pretende dar início, ainda este ano, ao procedimento para o lançamento da obra de reabilitação da Praceta 25 de abril. O projeto foi apresentado, a 12 de outubro, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, numa sessão em que marcaram presença muitos dos moradores da urbanização.

De acordo com o presidente da autarquia, com este projeto pretende-se "transformar este no grande espaço central, no grande centro cívico do Município”, valorizando esta urbanização "para as pessoas, para o espaço público, para todos, pensando nos novos eixos da sustentabilidade e do lazer”. Eduardo Vítor Rodrigues salientou que o foco central é "dar cidade à cidade, dar consistência à ideia de espaço público. A partir do momento em que a rua Álvares Cabral se transformou numa rua pedonal, em que crescemos com a Praça para as traseiras da Câmara Municipal, faz todo o sentido que integremos toda esta área num espaço comum, de convívio, com uma disponibilidade maior para a fruição”, acrescentou.

A sessão de apresentação pretendeu promover a discussão do projeto e incentivar os contributos dos moradores, ou de todos os interessados, que até meados de novembro poderão enviar as suas sugestões para presidente.direto@cm-gaia.pt. "O nosso objetivo é fechar o processo, com a vontade de o discutir, de permitirmos a todos um tempo de reflexão, e pretendemos lançar o procedimento ainda este ano”, concluiu Eduardo Vítor Rodrigues.

A requalificação da Praceta 25 de Abril implicará um investimento de 2 milhões de euros e um prazo de execução de 12 meses. De acordo com o projeto, esta intervenção assume como grande objetivo aumentar o polo de maior centralidade da cidade, relacionando os espaços entre si de forma integrada, bem como criando um espaço público de excelência e de contemporaneidade. A grande marca deste projeto será a abertura da praça para a Avenida da República, fomentando a espacialidade e identidade, a hierarquia dos acessos e a sua continuidade.

Num espaço que apresenta, atualmente, um conjunto de debilidades, de ordem construtiva e de relação com a envolvente, esta obra procurará, igualmente, garantir as melhores condições de segurança de modo a abrir este espaço ao Centro Cívico Municipal. Neste contexto, a intervenção incluirá a requalificação do espaço da praceta, a correção das patologias existentes, a integração do espaço no Centro Cívico, a articulação ao nível funcional, espacial, e dos materiais, bem como a continuidade entre os vários espaços.