Projeto VolunTalento recebeu menção honrosa
Notícias e Destaques 03 Nov 2023 Projeto VolunTalento recebeu menção honrosa Distinção no âmbito do Prémio Maria José Nogueira Pinto

O projeto VolunTalento foi distinguido com uma Primeira Menção Honrosa, na 11.ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto, iniciativa da MSD Portugal. Este galardão distingue projetos sociais e inovadores, com o objetivo realçar o que de melhor se faz em responsabilidade social

O VolunTalento foi um projeto-piloto de 18 meses (janeiro de 2022 a junho de 2023) que visou melhorar o acesso ao exercício de voluntariado a maiores de 18 anos com incapacidade ou deficiência (física ou intelectual) leve a moderada, residentes no Município de Vila Nova de Gaia, propondo-se assim contribuir para aumentar a sua inclusão social. O projeto foi promovido pela Pista Mágica e financiado pelo Portugal inovação Social, no âmbito das Parcerias para o Impacto, tendo como único investidor social o Município de Vila Nova de Gaia e como entidades parceiras o Centro de Inclusão Social do Maragão e a EMVIO – Estrutura Municipal de Voluntariado Inclusivo e Orientado de Vila Nova de Gaia.

No primeiro eixo de atuação, o VolunTalento recorreu a uma metodologia inovadora de quatro fases (Capacitação, Atividades Genéricas de Voluntariado, Desenho de Projetos de Felicidade e Atividades Específicas de Voluntariado), que promoveu a inclusão social dos participantes e apoiou a concretização de necessidades sociais, estima e autorrealização de cada um dos indivíduos. Esta metodologia de "Voluntariado Apoiado” proveu a capacitação e integração de PcD em atividades já existentes na comunidade, com o acompanhamento de uma pessoa técnica, que teve como função apoiar e mediar o contacto com a organização acolhedora.

No segundo eixo de trabalho do projeto, foi produzido um documento de «Recomendações para Políticas Públicas: Voluntariado mais Inclusivo» (disponível abaixo), que reúne os contributos elaborados por um Grupo de Trabalho para Advocacy que envolveu várias organizações representativas de PcD ou em situação de vulnerabilidade a nível regional e nacional. Foi, ainda, elaborado um guia intitulado «Metodologia de Voluntariado Apoiado: as pessoas com deficiência como agentes de mudança», cujo contributo para a reflexão nacional levou a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social a recomendar a Pista Mágica para o trabalho da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, na qual estão previstas medidas em matéria de voluntariado inclusivo. O guia é disponibilizado on-line, em português e inglês: https://lnkd.in/dAQuEFPj.