Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Projeto «Melhor Escola» avança para a oitava edição
Notícias e Destaques 26 Out 2023 Projeto «Melhor Escola» avança para a oitava edição Iniciativa junta 15 estabelecimentos escolares do Município
 
O Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner foi, a 26 de outubro, palco do arranque da oitava edição da iniciativa «O Gaiense – Melhor Escola», que tem como objetivo impulsionar o interesse dos alunos pela escola, instruindo-a como um local onde podem desenvolver o seu espírito crítico, e também onde podem ser valorizados. O projeto promove, assim, a ambição de ser melhor cidadão com uma maior sensibilidade para compreender a importância da informação de qualidade na atual sociedade. Segundo o acordo de colaboração assinado, no dia 26 de outubro, entre o jornal «O Gaiense» e a autarquia, esta edição irá funcionar dentro dos mesmos moldes das anteriores, ou seja, com a atribuição de prémios em diversas categorias às escolas participantes. 

No final de cada edição, como habitual, é distribuído o livro «Unir para lá do tempo», patrocinado pela Porto Editora, que materializa o trabalho de todos os participantes. "Esta iniciativa continua a ser um excelente exemplo de boa prática e pela experiência que proporciona aos nossos jovens alunos”, afirmou a vice-presidente da Câmara Municipal. Para Marina Mendes, trata-se de um projeto "que muito mais do que privilegiar a aquisição de conhecimento, privilegia a implementação prática desse mesmo conhecimento”. 

Este ano, o «Melhor Escola» contará com a participação dos agrupamentos de escolas de Canelas, dos Carvalhos, Diogo de Macedo, Gaia Nascente, as escolas secundárias Almeida Garrett, Arquiteto Oliveira Ferreira, Inês de Castro, Joaquim Gomes Ferreira Alves, a Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, a Escola Profissional do Infante e os colégios Internato dos Carvalhos, dos Cedros, de Gaia, o Internato Claret e Nossa Senhora da Bonança. 

A cerimónia de assinatura do acordo de colaboração no âmbito desta iniciativa contou, além da vice-presidente da autarquia, com a presença do diretor do jornal «O Gaiense», Filipe Bastos, e dos representantes dos agrupamentos escolares envolvidos. Iniciou-se com o testemunho de uma das alunas vencedoras da anterior edição, Maria João Silva. A estudante da escola secundária Diogo de Macedo destacou que «O Gaiense», com esta iniciativa, incentiva os alunos "a explorarem melhor o mundo do jornalismo e a desenvolver capacidades que por outros meios não seriam possíveis”.