Plano Municipal das Juventudes 2.0 quase fechado
Notícias e Destaques 22 Mar 2024 Plano Municipal das Juventudes 2.0 quase fechado Apresentadas conclusões do ciclo de auscultação «Nova Voz às Juventudes»

Terminou com chave de ouro o ciclo de auscultação «Nova Voz às Juventudes», que englobou cerca de 350 jovens e 100 agentes do território de diferentes áreas, bem como organizações de juventude e da sociedade civil de âmbito nacional. "Sobretudo num território tão heterogéneo como é o de Gaia – malha urbana, zona rural, costa de mar e orla fluvial –, a auscultação tem de ser minuciosa.

Porque os contextos são diferentes, as preocupações também, e as respostas têm de ser amplas e universais, para que ninguém fique efetivamente para trás”, defende Elísio Pinto, vereador da Juventude.

Deste projeto Erasmus resultaram sete novas áreas, humanismo, liberdade, habitat, sentimento, impacto, talento e felicidade, que servirão de base a uma nova estratégia de juventude. Nesta sessão, cada uma das áreas foi apresentada por um grupo-motor de jovens constituído para o efeito, e que foi composto por Beatriz Bensabat, Beatriz Brandão, Bruna Rodrigues, Carolina Almeida, Francisca Monteiro, Inês Cordeiro e Mariana Marques Moreira.

"Este novo ciclo de auscultação foi calibrado de acordo com dois fatores: a necessária atualização dos conteúdos da estratégia de políticas de juventude de Gaia; e uma nova ordem contextual que advém, entre outros fatores, de uma pandemia e de um conflito armado. Por isso, novos contributos motivam também respostas diferentes, e compete ao Município ajudar a providenciar as melhores soluções para as diferentes problemáticas das juventudes de Gaia”, acrescenta o vereador.

Ana Moutas, coordenadora da Associação Psientífica e Centro de Juventude de Águeda; Alexandra Severino, investigadora e membro da European Platform on Learning Mobility; Carlos Manuel Pereira, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude; Inês Rodrigues, presidente da European Youth Parliament; e Tiago Rego, vice-Presidente da MoviJovem, compuseram o painel de oradores.

A animação da conferência esteve a cargo da Centelha Criativa e da TAOD- Tuna Académica de Oliveira do Douro.

Durante a tarde, os participantes tiveram oportunidade de visitar o CIS – Centro de Inclusão Social de Canelas, como uma outra forma de dar voz e incluir os/as jovens.

O «Nova Voz à(s) Juventude(s)» é financiado pelo Erasmus+, Juventude em Ação.