Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Parque Infantil Luzinha foi criado com o Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19
Notícias e Destaques 15 Mar 2024 Parque Infantil Luzinha foi criado com o Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 Autarquia de Gaia disponibilizou verba de cerca de 36,5 mil euros
 
No âmbito do Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC), criado pelo Município de Gaia para mitigar os efeitos negativos da pandemia, foram muitos os projetos, as obras e as atividades que as instituições do concelho conseguiram desenvolver que, sem esta ajuda, não seria possível concretizar sem prejudicar a gestão normal das suas estruturas. Um deles foi o Parque Infantil Luzinha, na Escola Básica do Meiral, em Canidelo. Com uma verba de cerca de 36,5 mil euros, disponibilizada pela autarquia, foi possível concretizar um objetivo há muito desejado pela comunidade escolar, oferecendo às crianças da escola um equipamento com baloiço, jogo da macaca, carrossel, rede de voleibol, baliza de andebol/futsal, entre outros. Esta estrutura abrange o universo dos alunos do 1.º ciclo, ou seja, atualmente, cerca de 200 crianças. 

"A escola do Meiral acolhe várias crianças com necessidades educativas especiais, sendo muitas vezes a dificuldade de interação social uma situação apresentada. Também as questões motoras e sensoriais são manifestamente importantes, e, neste sentido, ter equipamentos de desporto e de lazer é fundamental para o desenvolvimento intelectual e motor destas crianças, para as relações com os pares e a promoção da inclusão – vetor fundamental para um crescimento saudável e equilibrado”, pode ler-se na candidatura apresentada pela associação de pais. 
Atendendo a que a escola do Meiral não tinha qualquer equipamento no recreio para os alunos do 1.º ciclo, mas tinha todas as condições para a sua implementação em termos de espaço e segurança, a associação de pais, em concordância com a direção do agrupamento e coordenação da escola, viu na abertura desta candidatura a hipótese de colmatar esta lacuna e contribuir para um desenvolvimento saudável e feliz das suas crianças.

De recordar que o Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC) destinou-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas e outras entidades locais sem fins lucrativos, que se candidataram com ideias para obras, projetos ou atividades. O objetivo passou por minimizar os efeitos negativos e de sustentabilidade financeira provocados pela pandemia de covid-19. O apoio foi atribuído mediante a apresentação de uma candidatura sustentada. Tratou-se de "um apoio extraordinário e não repetível, que teve como único objetivo minimizar os impactos da covid nas associações e instituições de cariz social do concelho”, refere Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.