Operação do metrobus já arrancou
Notícias e Destaques 01 Set 2023 Operação do metrobus já arrancou Viagens serão gratuitas até ao fim do ano

O dia 1 de setembro ficou marcado pelo início da operação de metrobus entre a estação de metro D. João II, na avenida da República, e a zona de Baiza, pela Estrada Nacional 222. Com uma frequência de 10 minutos nas horas de ponta e de 30 nos períodos com menos procura, as viagens serão gratuitas até ao final do ano. A partir de 2024, o serviço será integrado na bilhética Andante.

No primeiro dia de circulação, os autocarros, para já a biodiesel – e posteriormente a hidrogénio –, chegavam a D. João II repletos de passageiros, todos eles satisfeitos com a novidade, pela proximidade, rapidez e frequência.

Nesta primeira fase, o serviço assegura viagens entre a estação de metro de D. João II e a zona de Baiza, em Vilar de Andorinho, servindo, pelo caminho, o interior da urbanização da rua Condessa Paço Vitorino. O serviço será gratuito até 31 de dezembro, com o objetivo, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, de "evoluir, cativar as pessoas, para que elas voltem ou venham para o transporte público urbano". Para já, o serviço é assegurado por minibus, mas a expetativa de Eduardo Vítor Rodrigues é que possa evoluir-se "para mais e maiores autocarros à medida que as pessoas aderirem. Eu ficarei muito contente se tiver, no próximo mês, de substituir estes mais pequenos por autocarros de maior capacidade”, afirmou.

A zona de influência desta primeira ligação metrobus em Gaia abrange mais de 30 mil pessoas, numa aposta clara da autarquia em atrair cada vez mais pessoas para o transporte público. "Não tenho a expetativa de que de um dia para o outro se mudem hábitos, isso não é viável, mas tenho a expectativa de que se as pessoas perceberem que, de facto, de 10 em 10 ou de 15 em 15 minutos o autocarro está na paragem, comecem a aderir. Ainda por cima, porque é um modelo de antena, ou seja, o autocarro faz rebatimento ao metro e há sempre fluidez no transporte público”, acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues.

Com a primeira fase já em funcionamento, o Município tem dois grandes objetivos: "levar de Vilar de Andorinho até Avintes esta solução de corredor BUS dedicado, o que significa servir duas zonas industriais e um total de cerca de 60 mil pessoas; e, com a Linha Rubi do metro, fazer o rebatimento ao metro de todo o trânsito da rua da Bélgica, da Madalena e de Santa Marinha na grande rotunda da VL8. Criar antenas para agilizar a vida das pessoas”, explicou ainda.

O serviço iniciado a 1 de setembro consiste numa faixa BUS de alta capacidade que permite, também, a circulação de bicicletas e outros meios de mobilidade suave neste corredor. Baseia-se no uso de autocarros elétricos e/ou a hidrogénio com faixa de rodagem exclusiva, para evitar os congestionamentos do trânsito, com estações próprias, veículos novos e sistemas inteligentes de tráfego, num percurso integrado e flexível.

As frequências de passagem são, à semana, de 15 minutos das 6h00 às 6h30, de 10 minutos das 6h30 às 10h00 e das 17h00 às 20h00, de 20 minutos das 10h00 às 17h e de 30 minutos das 20h00 às 24h00, não havendo serviço entre as 0h00 e as 6h00; ao fim de semana e feriados, as frequências são de 15 minutos entre as 7h00 e as 10h00 e de 30 minutos entre e as 10h00 e as 00h30, não havendo serviço entre as 0h30 e as 7h00.