«Nova Voz às Juventudes» reuniu cerca de cem decisores e cidadãos
Notícias e Destaques 17 Out 2023 «Nova Voz às Juventudes» reuniu cerca de cem decisores e cidadãos Foram ouvidas propostas para uma nova estratégia de futuro

Decorreu no dia 17 de outubro, em Gaia, o Laboratório Participativo para Stakeholders do projeto «Nova Voz à(s) Juventude(s)». Neste laboratório participaram cerca de cem interlocutores: jovens, decisores políticos, peritos em políticas de juventude, dirigentes associativos, administradores, entre outros agentes das mais diversas áreas, a nível local, regional e nacional.

Foram reunidos contributos e propostas para uma nova estratégia de futuro para os jovens gaienses. Como podem as/os jovens de Gaia garantir a humanidade e o humanismo do futuro? Como se pode potenciar o talento da/os Jovens gaienses? Estas foram algumas das questões formuladas pelos jovens do grupo-motor do Nova Voz à(s) Juventude(s).

Para os jovens que tiveram a oportunidade de moderar, participar e partilhar as grandes opções para a construção de uma nova estratégia de futuro contruída por jovens, com os jovens e para jovens do concelho de Gaia, este foi um momento repleto de significado, naquele que é o Ano Europeu das Competências.

Para Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da Juventude, "este laboratório para stakeholders pretendeu criar a oportunidade de participação e diálogo entre jovens de Gaia e agentes locais, regionais e nacionais, tendo por base a visão da juventude como uma oportunidade para o desenvolvimento do concelho, que é ‘Todo um Mundo’. É um privilégio contar com contributos heterogéneos e que vão contribuir para o delinear de uma estratégia concreta, que vá ao encontro das expetativas dos jovens gaienses”.

De referir que o Nova Voz à(s) Juventude(s) é financiado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.