«Nova Voz às Juventudes» na reta final
Notícias e Destaques 03 Out 2023 «Nova Voz às Juventudes» na reta final Jovens entre os 25 e 30 anos debatem propostas para a nova estratégia de juventude

Os Generation Labs do projeto «Nova Voz à(s) Juventude(s)», que são direcionados a jovens com idades entre os 13 e os 30 anos, terminaram no passado dia 3 de outubro. Neste último laboratório – destinado a jovens entre os 25/30 anos – abordaram-se questões relacionadas com habitação, espaços públicos, agenda 2030, comunidade, alterações climáticas e web 3.0.

Para Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da juventude, "o ciclo de auscultação ‘Nova Voz às Juventude’ pretende alcançar todas as juventudes, pelo que um trabalho mais parcelado se impõe. Verificamos que é muito diferente, por exemplo, ouvirmos jovens entre os 13-18 e entre os 25-30. O caminho é duro, mas sabemos que temos de o percorrer, para que ninguém fique para trás”.

Participaram neste último Generation Lab jovens que residem ou estão a trabalhar em Gaia, provenientes de realidades socioculturais diferentes. O grupo elencou contributos para o desenvolvimento da nova estratégia de políticas de juventude do Município. Contributos esses que versaram em diversos temas, tais como: mobilidade, novos métodos de ensino, promoção de literacia financeira e digital, capacitação social e cívica, apoios à habitação jovem, saúde física e mental, sustentabilidade ambiental, social e económica, empregabilidade jovem, práticas inclusivas de juventude e fomento do sentimento de pertença a um processo democrático. Em todas as sessões foram aplicadas metodologias de educação não-formal.

"Privilegiamos o contacto informal e uma metodologia descontraída dos trabalhos. No fundo, queremos que os jovens contribuam, mas que também passem um bom momento connosco e, também, se fiquem a conhecer entre si”, destaca Elísio Pinto.

O próximo Laboratório Participativo vai realizar-se no dia 17 de outubro e destina-se a stakeholders de diferentes áreas. Pretende-se a criação de oportunidades de participação e diálogo entre jovens de Gaia e agentes locais, regionais, nacionais e europeus.

De referir que o Nova Voz à(s) Juventude(s) é financiado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e pelo Corpo Europeu de Solidariedade.