Metro do Porto assinou contrato para a construção da Linha Rubi
Notícias e Destaques 03 Nov 2023 Metro do Porto assinou contrato para a construção da Linha Rubi Segunda linha de Gaia deu mais um passo importante

A Metro do Porto formalizou, no dia 3 de novembro, o contrato para construção da Linha Rubi, a segunda que fará a ligação entre Gaia e Porto. O momento foi divulgado por comunicado, com a empresa a destacar que, "com a assinatura dos membros do Conselho de Administração da concessionária pública e dos representantes do consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e pela Contratas y Ventas, está dado mais um passo no sentido da materialização daquele que é o maior projeto português no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência/NextGenerationEU”.

O contrato agora tem o valor de 379,5 milhões de euros, sendo que o valor global de investimento da Linha Rubi é de 435 milhões, seguindo-se o envio para o Tribunal de Contas, para obtenção de visto, e a posterior consignação da empreitada. Segundo a Metro do Porto, "os benefícios sociais, económicos e ambientais da Linha Rubi estão quantificados em 1,7 mil milhões de euros”.

A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui no seu traçado uma nova travessia sobre o Rio Douro, a "Ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha”, escolha que resultou da votação aberta ao público promovida pela Jornal de Notícias, em conjunto com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática e as câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia. Esta ponte será exclusivamente reservada ao Metro e à circulação pedonal e de bicicletas. No seu conjunto, irá assegurar importantes ligações entre fortes centros de procura, desde logo a Estação da Casa da Música, com seis linhas de Metro, o polo Universitário do Campo Alegre, as superfícies comerciais e o hospital da Arrábida, a zona histórica de Gaia e zonas turísticas das imediações, a Estação CP das Devesas e o interface modal de Santo Ovídio, onde para além da Linha Amarela do Metro do Porto irá nascer uma estação do comboio de Alta Velocidade.

A Metro do Porto estima que as obras da empreitada agora adjudicada deverão estar concluídas em até ao final de 2026.