Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Maratona do Porto
Notícias e Destaques 26 Out 2023 Maratona do Porto volta a atravessar a ponte Luís I Prova passa por Gaia pela primeira vez desde 2020
A maratona do Porto regressa a Vila Nova de Gaia a 5 de novembro, quatro anos depois da última edição que percorreu as duas margens. A mítica prova foi apresentada no dia 26 de outubro, altura em que o diretor-geral da organizadora Runporto recordou: "Foi assim que ela nasceu e acho que é assim que ela tem de perdurar. A maratona do Porto não é a mesma coisa ao não atravessar a ponte Luís I, embora tenhamos tido experiências extraordinárias, nomeadamente com Matosinhos, na travessia do Porto de Leixões, que também é muito bonita. Agora, de facto, unir estas três cidades através da ponte Luís I será outra coisa”, acrescentou Jorge Teixeira. Recorde-se que as obras no tabuleiro inferior da ponte Luís I inviabilizaram a passagem por Gaia em 2021 e 2022, depois de a pandemia de covid-19 ter levado ao cancelamento da edição de 2020.

Esta será a 19.ª edição da habitualmente mais participada maratona nacional, com um percurso de 42,195 quilómetros que contará com a participação do habitual leque de atletas africanos em busca do melhor resultado e também dos mínimos de qualificação para os Jogos Olímpicos do próximo ano, em Paris. "Não são só os africanos que estão a tentar fazer mínimos, mas também os portugueses, dentro das possibilidades. Acho que a maratona do Porto é a única em Portugal na qual isso pode acontecer”, explicou Jorge Teixeira.

Chancelada pela World Athletics, a maratona do Porto começará às 8h00, junto ao Sea Life, em simultâneo com uma corrida solidária de 10 quilómetros, havendo ainda uma caminhada de 6 mil metros sem fim competitivo e para qualquer faixa etária. As três provas juntam cerca de 11 mil inscritos, de 66 nacionalidades, e terminam no Queimódromo. A organização tem a expetativa de bater o recorde absoluto do evento pela terceira edição consecutiva no que concerne ao número de participantes.