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Lançado concurso para primeiro troço da linha de alta velocidade
Notícias e Destaques 12 Jan 2024 Lançado concurso para primeiro troço da linha de alta velocidade Projeto global tem custo de 4,5 mil milhões de euros
 
O concurso para a construção do primeiro troço da linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa foi lançado a 12 de janeiro, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, em Almada. Este passo permitirá a Portugal ter acesso aos 729 milhões de euros que estão reservados em Bruxelas exclusivamente para esta obra.

O projeto está dividido em três fases: troço Porto - Soure (distrito de Coimbra), Soure - Carregado (concelho de Alenquer, distrito de Lisboa) e Carregado - Lisboa. Em causa está a ligação entre as duas cidades (Porto e Lisboa), bem como paragens em Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria, em alguns casos com construção de novas estações (como em Vila Nova de Gaia – Santo Ovídio), e em outros com o aproveitamento das atuais, com interligação com a Linha do Norte.

A primeira fase inclui a reformulação da estação de Campanhã, a construção de uma nova ponte rodoferroviária, com dois tabuleiros, sobre o rio Douro, a construção de uma nova estação subterrânea em Santo Ovídio (Gaia), com ligação ao Metro do Porto, e a ligação de 17 quilómetros à atual Linha do Norte, permitindo assim que o comboio de alta velocidade chegue à atual estação de Aveiro. No total, estima-se que o projeto Porto - Lisboa tenha um custo de 4,5 mil milhões de euros. Quando estiver concluída, a linha ferroviária de Alta Velocidade vai permitir viajar entre o Porto e Lisboa em 1h15, menos de metade das atuais 2h49.

António Costa assinalou o "dia histórico" da aprovação pelos partidos do lançamento da alta velocidade ferroviária e saudou a "maturidade democrática" do processo parlamentar.
Consulte AQUI a apresentação da Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa