Jovens assinalaram Dia Internacional da Limpeza Costeira
Notícias e Destaques 26 Set 2023 Jovens assinalaram Dia Internacional da Limpeza Costeira Oitenta pessoas participaram na recolha e separação de lixo

Para assinalar o Dia Internacional da Limpeza Costeira, e no âmbito da #EUBeachCleanup, cerca de oitenta jovens e professores participaram, a 20 de setembro, numa atividade que consistiu na recolha e separação de 63kg de lixo na praia da Aguda. Os objetivos passaram por sensibilizar o grupo sobre a poluição marinha e de que forma os nossos hábitos afetam os oceanos.

A Divisão de Juventude do Município de Gaia organizou a atividade, envolvendo três escolas embaixadoras do Parlamento Europeu do concelho (Colégio de Gaia; Gaia Nascente; Escola Profissional de Gaia), a empresa Municipal Águas de Gaia e a Associação Juvenil Youth Dream - através do projeto «Lixo Não».

A atividade #EUBeachCleanup é uma campanha organizada pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG MARE) da Comissão Europeia, com o apoio do Serviço Europeu da Ação Externa e as Nações Unidas.

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude, "estas iniciativas são de extrema importância não só pelo nobre ato em si, mas também porque incentivam a comunidade para o necessário e contínuo combate às alterações climáticas. É um privilégio para Gaia contar com uma orla marítima tão ampla e bela, que pretendemos salvaguardar em conformidade. E através do excelente exemplo transmitido pelas nossas juventudes”.