Jardim Egas Moniz está a ser requalificado
Notícias e Destaques 23 Jan 2024 Jardim Egas Moniz está a ser requalificado Investimento municipal a rondar os 457 mil euros

O Jardim Egas Moniz, localizado na freguesia de Oliveira do Douro, está a ser alvo de um processo de requalificação, num investimento a rondar os 457 mil euros, levado a cabo pelo Horto Alegria do Norte. "O Jardim Egas Moniz configura uma zona de talude virado a nordeste com uma acentuada diferença de cota de 16 metros. Na meia encosta existe uma área generosa aplanada acessível por escadaria muito degradada. O espaço carece de desenho e organização, estando neste momento, coberto de matos cortados anualmente”, pode ler-se na nota descritiva do projeto.

Torna-se, desde modo, essencial criar um espaço com a finalidade de estadia, quebrando, assim, o lanço único de escadaria existente para integrar a passagem das pessoas, fazendo com que circulem pelo interior do jardim e nele permaneçam ou sigam por um novo lanço de escadas até à saída.

Deste modo, será aproveitado o patamar existente como espaço aberto, de forma a permitir a entrada do sol e a evitar o agravamento da insolação. Por outro lado, serão introduzidos volumes vegetais com a plantação de árvores e arbustivas e um muro tipo rampa em cota intermédia para mitigar a influência das traseiras das habitações. Será também criado um acesso rampeado da cota alta à cota baixa para melhor mobilidade urbana, será definido o passeio na rua Professor Egas Moniz, serão aproveitadas as condições de miradouro e criadas oportunidades de espaços lúdico-desportivos com a instalação de dois equipamentos de escorrega tubular.