Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Hospital de Gaia vai eliminar consumo de garrafas de água de plástico
Notícias e Destaques 17 Out 2023 Hospital de Gaia vai eliminar consumo de garrafas de água de plástico Resulta de uma parceria com a empresa Águas de Gaia
 
Numa parceria com a empresa municipal Águas de Gaia, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) será o primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde a eliminar as garrafas de água de plástico dos seus consumos diários. O protocolo de colaboração entre as duas entidades foi assinado a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, sendo que logo a partir desse momento passou a existir no piso 2 o primeiro ponto para encher garrafas reutilizáveis. O objetivo será de, no prazo de seis meses, o hospital passar a usar somente garrafas reutilizáveis com água da torneira, para consumo de utentes e de profissionais de saúde. De salientar que no CHVNG/E consomem-se 1,8 mil garrafas por dia, 55,2 mil por mês e 662,8 mil por ano.

"Se o hospital confia na água que fornecemos, significa que a água de Gaia é boa para consumo humano (…) este é um passo de gigante no sentido da sustentabilidade ambiental”, afirmou Miguel Lemos Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia. Por sua vez, Rui Guimarães, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, salientou o impacto em termos de poupança. "É preocupação do hospital contribuir para a diminuição do desperdício, para ter um país mais sustentável e haver uma mudança de hábitos”, disse o responsável.