Hospital de Gaia assinalou Dia Mundial da Saúde Mental
Notícias e Destaques 10 Out 2023 Hospital de Gaia assinalou Dia Mundial da Saúde Mental Foi inaugurado um mural temático de Guel Do It

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente a 10 de outubro. A criação deste dia foi da iniciativa da Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), pela mão do então Secretário-Geral, Richard Hunter. Foi pela primeira vez celebrado em 1992. Para assinalar esta data, o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) promoveu um conjunto de atividades, entre as quais se destaca a inauguração de um mural da autoria de Guel Do It, com cerca de 50 metros quadrados, na fachada do edifício do serviço de psiquiatria, e que procura humanizar o discurso à volta da saúde mental. O mural demorou cerca de cinco dias a ser produzido e, segundo declarações do artista, "reflete sobre o processo da doença, alertando para a preocupação pelo próximo, afastando-se das metáforas letais do medo, que são criadas em torno das doenças mentais”. Recorde-se que Guel Do It é também o autor responsável pelo mural de homenagem aos profissionais de saúde do CHVNG/E, elaborado em 2020.

Depois da inauguração do mural, o CHVNG/E promoveu ainda várias iniciativas, como o Autocarro da Saúde Mental, uma sessão de poesia no Jardim do Morro e até um concerto no Auditório Municipal de Gaia, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia.