Gaia Orçamento Participativo Jovem é exemplo
Notícias e Destaques 14 Out 2023 Gaia Orçamento Participativo Jovem é exemplo Entrega de diplomas distinguiu vencedores e participantes

O Gaia Orçamento Participativo Jovem consagrou os vencedores da edição 2023, numa cerimónia que se realizou no Convento de Corpus Christi. Foram 82 as propostas submetidas, 13 delas finalistas, e um total de 969 votos registados na plataforma.

Na área da criatividade, cultura e desporto, «Trilho da Madalena: Mapeamento», de Luís Almeida, e «Saúde Mental Através da Arte» de Inês Villadelprat Teixeira, foram os projetos mais votados pelos jovens entre os 13 e os 30 anos. Já na área do meio ambiente e da sustentabilidade, os jovens escolheram «Mar D’ Arte», de Inês Sousa, e «Reciclar não tem idade». de Mariana Marques Moreira. O lote dos vencedores completa-se com «In Dance», de Ana Sofia Almeida, e «Orquestra Comunitária da Madalena», de Daniel Almeida.

"São projetos distintos, mas com um cariz social significativo. À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, os projetos dos jovens de Gaia valorizam o território e a comunidade de uma forma singular. Reforçamos o entusiasmo e a responsabilidade para o GOP + Jovem 2024, que pretendemos ainda mais ambicioso”, declarou o vereador da Juventude, Elísio Pinto. "A participação jovem representa um imenso contributo à democracia, e a evidência de que as juventudes se definem como verdadeiros agentes de mudança do seu território pela positiva. No caso, mesmo os projetos que não foram escolhidos serão analisados pelos serviços para possível inclusão no Plano de Atividades do Município para 2024”, salientou ainda.

O GOP + Jovem 2023 contou com um orçamento total de 240 mil euros, sendo atribuídos 40 mil euros a cada projeto vencedor, cuja implementação estará a cargo dos serviços municipais. Entretanto, novos projetos GOP + Jovem serão inaugurados muito brevemente.