Gaia está à procura de histórias sobre o 25 de Abril
Notícias e Destaques 02 Fev 2024 Gaia está à procura de histórias sobre o 25 de Abril Conteúdos devem ser submetidos no site do Município até 15 de Março

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está a convidar todos os interessados a contribuir para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, um momento que ainda está bastante presente na vida de muitas pessoas. Os cidadãos estão a ser convidados a participar através da partilha de memórias, espólio e conhecimentos sobre este momento histórico, o que poderão fazer neste link.

O 25 de Abril é o acontecimento mais marcante da vida portuguesa nas últimas décadas, simbolizando um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais que tiveram como motor a democratização e a europeização do nosso país. Cumpre-nos agora assinalar os 50 anos desta data e é, por isso, intenção do Município de Gaia preservar as memórias que ainda restam no concelho deste momento para as gerações vindouras. Assim, será possível reforçar a imagem de uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, mais participativa, plural e democrática.

Esta iniciativa destina-se a todos os cidadãos, maiores de 18 anos, que possam ter informação documental (vídeos, fotos, áudios, textos ou outros) relativa a Vila Nova de Gaia sobre o período compreendido entre 25 de Abril de 1974 (data da revolução) e 25 de Abril de 1975 (data das primeiras eleições livres). A recolha destes materiais tem como objetivo enriquecer a história do concelho, através de registos únicos, pessoalizados e, até mesmo, esquecidos no tempo; permitir que todos os cidadãos que detenham informação relevante tenham a oportunidade de a partilhar e difundir no site institucional do Município de Gaia; possibilitar a agregação de conteúdos, organização e tratamento de informação para a construção de um arquivo digital do 25 de Abril em Vila Nova de Gaia, no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner; e contribuir, com material inédito, para a elaboração de uma exposição sobre os 50 anos do 25 de abril em Vila Nova de Gaia. Os materiais devem submetidos até 15 de Março.