Gaia distinguida como «Autarquia Voluntária»
Notícias e Destaques 11 Jan 2024 Gaia distinguida como «Autarquia Voluntária» Trabalho efetuado pelo Município alvo de reconhecimento nacional

O Município de Gaia conquistou o galardão «Autarquia Voluntária», atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Autarquia Social. Em concreto, foi contemplada a missão do Município em torno do voluntariado, bem como o trabalho em rede e a partilha regular das boas práticas junto da comunidade.

"Para além da nobreza do ato de servir, ser voluntário traz consigo um conjunto de experiências pessoais e profissionais que representam uma potenciação plena do indivíduo. É, por isso, um grande privilégio verificar que Gaia está e continuará a estar na primeira linha desta área tão sensível e especial”, clarifica Elísio Pinto, vereador da Juventude.

O galardão foi entregue no Teatro Thalia, em Lisboa, e distinguiu uma vintena de Municípios de todo o país. Para além do galardão em si, o prémio tem uma série de objetivos associados, dos quais se salienta a criação de réplicas um pouco por todo o território.

"Ao nível das políticas de juventude, incentivamos o voluntariado através da Bolsa de Voluntariado Jovem. Trata-se de um projeto ambicioso, que serve de pleno estímulo e alavanca para que o ‘bichinho’ do voluntariado permaneça ao longo de toda a vida”, salienta Elísio Pinto.

De referir que a distinção ocorre no seguimento de uma bem-sucedida candidatura realizada pelos serviços municipais.